Política

Dia do Combate à Violência contra a Mulher e Dia da Mulher Advogada são aprovados em Arapiraca

OAB/Arapiraca consegue aprovação de duas leis na Câmara de Vereadores

Por Assessoria 13/11/2019 17h05
Dia do Combate à Violência contra a Mulher e Dia da Mulher Advogada são aprovados em Arapiraca
Projetos de Lei foram aprovados nesta terça-feira (12) - Foto: Assessoria

Dois projetos de leis apresentados a pedido da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Arapiraca foram aprovados da sessão da Câmara de Vereadores da última terça-feira (12). Um dos projetos foi a instituição do Dia Laranja, para lembrar o combate à violência contra a mulher, de autoria da vereadora Gilvânia Barros, e o outro foi a criação do Dia Municipal da Valorização da Mulher Advogada, apresentado pela vereadora Aurélia Fernandes.

“Fico muito feliz neste momento em que a gente está aqui com as forças unidas pelo bem das mulheres de Arapiraca e em prol das advogadas arapiraquenses”, afirmou Aurélia Fernandes. Conforme o projeto, o Dia da Valorização da Mulher Advogada passa a ser comemorado no dia 24 de novembro e, que este ano irá homenagear a advogada Sandra Gomes, falecida em 2017, pelos relevantes serviços prestados à advocacia em Arapiraca, pela militância junto à OAB, participação no Conselho de Mulheres de Arapiraca e atuação na Procuradoria do Município de Penedo.

Familiares de Sandra Gomes prestigiaram a sessão. A mãe da advogada, Benedita Gomes dos Santos; o irmão, juiz do TRT José dos Santos Júnior; e o filho, Felipe, ficaram emocionados com a homenagem. Na sessão, a OAB/Arapiraca foi representada pela secretaria-geral Vânia Félix, pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cristiane Lúcio Pires, Sandra Alves e outras advogadas.

“Nos sentimos honradas enquanto mulheres por estar participando desse momento, representando todas as advogadas da Subseção de Arapiraca. Queremos a efetiva inclusão da advogada nos espaços de decisão, de disputa e de atuação profissional. Depois de grande luta, nós mulheres começamos a brilhar no mundo acadêmico, na vida, passamos a ter escolhas, votar, trabalhar e se formar, já somos a metade dos advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. A homenagem a doutora Sandra Gomes é muito merecida. Ela foi uma das advogadas mais atuantes na nossa cidade e lembraremos com muito orgulho do seu nome e de sua luta”, afirmou Cristiane Lúcio Pires, presidente da Comissão da Mulher Advogada.

Durante a sessão também foi aprovado o projeto de lei que institui o Dia Laranja, que integra a campanha da ONU “Torne o mundo laranja”, para lembrar - no dia 25 de cada mês - da luta pelo fim da violência contra as mulheres. “Infelizmente nós ainda temos que trabalhar por essas causas. Precisamos fazer nosso papel com responsabilidade e sensibilidade para garantir às mulheres o direito de ir e vir, de viver em paz e em liberdade para fazer o bem”, defendeu a vereadora Gilvânia Barros, autora do projeto que também foi sugerido da Comissão da Mulher Advogada.

Segundo Cristiane Lúcio, a intenção é que, no Dia Laranja, a cor seja usada para mostrar a mobilização contra a violência contra a mulher. “Serve de alerta para a importância da prevenção e da resposta à violência de gênero. Sendo uma cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência, convocando à mobilização todos os meses do ano. Precisamos da união de todos os órgãos e da sociedade para que de uma vez por todas a violência contra mulher e meninas seja combatida”, explicou.

O projeto foi bem aplaudido no plenário e sobrescrito por outros vereadores, que elogiaram a iniciativa. Para se tornar lei, segue agora para sanção do prefeito Rogério Teófilo.