Segurança

[Vídeo] Policiamento do agreste ganha reforço com helicóptero que pode realizar sobrevoos noturnos

A aeronave foi apresentada no aeroporto da cidade de Arapiraca nesta terça-feira (12)

Por 7 Segundos 12/11/2019 14h02
[Vídeo] Policiamento do agreste ganha reforço com helicóptero que pode realizar sobrevoos noturnos
Aeronave foi apresentada nesta terça-feira (12) - Foto: João Henrique (7 Segundos)

O grupamento aéreo da Polícia Militar de Alagoas, que atua em Arapiraca, região agreste de Alagoas, ganhou reforço nesta terça-feira (12) com a chegada do helicóptero Falcão 02, que dispõe do suporte de um farol, o que permite a realização de sobrevoo noturno. A aeronave foi apresentada no aeroporto da cidade, que serve de base para as operações do grupamento. 

O portal 7segundos conversou com o capitão Maikel Araújo, que informou que o Helicóptero modelo Esquilo B3 está apto para os serviços diurnos e noturnos.

“Porém, nas operações noturnas, no serviço de policiamento é interessante que haja o NIGHTSUN, que é o nosso farol de busca. Para que a gente possa apoiar iluminando, mostrando o caminho, para as viaturas em terra. Então, se o local não for iluminado, o fato da aeronave dispor do farol de busca, a gente consegue apontar a ocorrência, através da comunicação via rádio, também, auxiliando tanto na visualização, quanto na indicação para as viaturas, por terra, pra melhor resolver as ocorrências,” explicou o militar.

O uso dessa aeronave agilizará o trabalho da Polícia Militar nas áreas urbana e rural do município. O capitão Maikel Araújo informou que existe um acordo de operacionalização com a Aeronáutica e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), para realização dessas operações. “A gente sabe que, em áreas urbanas, um helicóptero consegue cobrir uma área de até 15 viaturas. Na área rural, cobre uma área de até 32 viaturas. Claro, o helicóptero não substitui o serviço motorizado das viaturas, mas ele serve como o apoio”.

Outras vantagens

O capitão Maikel Araújo ressaltou que entre as vantagens do patrulhamento com o uso de helicóptero estão a velocidade, agilidade e o ponto de vista diferenciado. “Nós conseguimos ter uma visão mais ampla de toda ocorrência de uma forma geral. Quando o helicóptero chega, a probabilidade do infrator conseguir fugir das guarnições policiais é muito remota”.

Em Arapiraca, a aeronave que vinha sendo utilizada era a Falcão 04. Essa nova aeronave Falcão 02, modelo Esquilo B3, é única no estado dotada com farol de Busca e, por isso, é mais utilizada em Maceió. Porém, conforme o planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Segurança Pública junto aos Batalhões e Delegacias Regionais, foi disponibilizado para ficar em Arapiraca, dando apoio as operações nas cidades das regiões agreste e sertão.

“De acordo com a demanda, as solicitações e com as operações previstas, o Falcão 02 vai ficar mais tempo aqui em Arapiraca dando apoio nestas missões. Tanto da Polícia Militar, quanto da Policia Civil. Ela continua dando cobertura em Maceió, mas, também, nessa época agora, até janeiro, ela (a aeronave) vai dar um apoio muito grande no agreste e sertão do estado)”.

Veja o vídeo: