Arapiraca

Governo do Estado sanciona lei que garante recomposição salarial do nível médio na UNEAL

Por 7Segundos com assessoria 12/11/2019 16h04
Governo do Estado sanciona lei que garante recomposição salarial do nível médio na UNEAL
Campus da Uneal, em Arapiraca - Foto: Assessoria

Os servidores técnico-administrativos de nível médio da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) celebraram a sanção da lei nº 8.190, que fixa a recomposição das perdas salariais da categoria. A norma foi publicada ontem pelo governador Renan Filho, no Diário Oficial do Estado (DOE). Os efeitos da lei são imediatos, já entrando em vigor neste mês de novembro.

O reitor da Uneal, Odilon Máximo, classificou como uma importante conquista para toda a instituição, lembrando que os técnicos já vinham lutando por essa reposição há pelo menos cinco anos. “Em 2010, quando o primeiro grupo de técnicos foi nomeado, o salário já estava defasado. Com o passar dos anos, a discrepância salarial aprofundou-se ainda mais em relação aos de órgãos similares do Estado, gerando uma evasão em massa do quadro de servidores da Universidade. Perdemos cerca de 50% dos nossos técnicos. Neste ano, com o apoio do Governo do Estado, conseguimos avançar com essa demanda”, explicou.

Fazendo um comparativo, Odilon Máximo revelou que, em 2010, a Universidade Estadual de Alagoas dispunha de pelo menos 150 técnicos. Atualmente, são cerca de 80 profissionais atuando na área.  

Aprovação

O documento foi aprovado por unanimidade em segundo turno pela Assembleia Legislativa de Alagoas, no dia 22 de outubro, de onde seguiu para sanção do governador do Estado. “Esta é uma demanda negociada com o governo estadual. O salário dos técnicos estava achatado desde a sua raiz, sem nunca ter tido aumento. Esta é, portanto, uma vitória que valoriza a categoria e que elevará a estima dos nossos técnicos”, frisou Máximo.

O presidente do Sindicato dos Técnico-Administrativos da Uneal, Rudson Nascimento Santos, comemorou a publicação da lei. “Apesar da demora nos trâmites processuais, sempre estivemos confiantes que o Governo do Estado concederia a recomposição salarial dos técnico-administrativos de nível médio”, afirmou.