Brasil

Enem 2019: Segundo dia de provas tem app de namoro, receitas e doping

Candidatos poderão levar o caderno de questões a partir das 18h deste domingo (10)

Por Jovem Pam 10/11/2019 17h05
Enem 2019: Segundo dia de provas tem app de namoro, receitas e doping
Enem Digital - Foto: Reprodução/Internet

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (10) e teve questões contemporâneas como o uso do aplicativo de namoro Tinder, além de receitas sobre como dessalgar o feijão e tirar o cheiro de alho das mãos. A informação é do G1.

Aplicado em quatro fusos horários diferentes neste ano, o Enem começou às 13h30 (horário de Brasília) e contou com 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

As questões do caderno de ciências da natureza abordaram o dia a dia na cozinha e falaram sobre a utilidade de ingredientes populares, como café para adubo de plantas, a acidez das polpas de determinadas frutas e receita para dessalgar o feijão, colocando batatas na panela de feijão.

Usando como mote o aplicativo Tinder, a prova de matemática apresentou uma questão que dava possibilidades de match com três perfis ao mesmo tempo, segundo a distância de cada um.

Demandando conhecimentos de probabilidade, a questão pedia, a partir de um gráfico apresentado, para que o candidato calculasse o ponto onde seria possível “dar match” com os três usuários ao mesmo tempo.

Houve ainda questões relacionadas a cálculo de câmbio de moeda, a queda de partes de um foguete soviético na cidade do Rio de Janeiro, em 1978, e doping com a substância eritropoetina (EPO), proibida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os inscritos já podem deixar os locais de prova, mas para levar o caderno de questões é necessário aguardar até às 18 horas. A prova termina às 18h30.