Geral

Com estoque baixo, Hemoal Arapiraca recebe doações de sangue neste sábado

O estoque está crítico para todos os tipos de sangue

Por 7 Segundos 08/11/2019 18h06
Com estoque baixo, Hemoal Arapiraca recebe doações de sangue neste sábado
Hemoal de Arapiraca - Foto: Ewerton Silva (7 Segundos)

O Hemocentro de Alagoas unidade Arapiraca (Hemoal Arapiraca) está com o estoque de sangue crítico para todas as tipagens sanguíneas. Por conta disso a unidade, localizada na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, 49, centro, abrirá neste sábado (09) para doações de sangue, das 07 às 12h.

A intenção da equipe é abrir pelo menos uma vez no mês para fazer esse tipo de ação, a assistente social, Wagda Costa, falou com o portal 7 Segundos. “Objetivo é elevar o estoque do Hemoal, que está baixo. Abrindo aos sábado, vamos poder contemplar pessoas que tem o desejo de doar, mas não podem durante a semana “.

De acordo com Wagda, o estaque está crítico para todos os tipos de sangue. “Nosso estoque está baixo e não atendemos só Arapiraca, mas também as cidades vizinhas, então nós precisamos muito melhorar o nosso estoque e precisamos de doares. E o hoje o estoque está entre o mínimo e o crítico. Desde já convidamos a todos para fazer sua doação”.

Em Alagoas só existem dois hemocentros para atender todo o Estado. A unidade de Arapiraca atende as regiões Agreste, Sertão e Alto Sertão. Para tentar aumentar o número doadores, o ônibus do Hemoal faz ações externas todas as terças e quintas.

Segundo a assistente social, doares com tipagem negativa são os mais difíceis de ser encontrados, por ter um menor número de pessoas. “Tipagens negativas, como o- , que é doador universal, são as que tem maiores dificuldades. Mas hoje precisamos de toda tipagem sanguínea, todo doador é importante para nós”.

Quem pode doar

Pessoas a partir de 16 anos com autorização dos pais ou representante legal

Acima de 18 anos com documento original com foto

Ter se alimentado

Não ter comido alimentos gordurosos

Ter tido um boa noite de sono

Estar se sentindo bem de saúde, sem gripes ou resfriados

Ter acima de 50kg

Cadastro de medula óssea

O Hemoal também faz o cadastro voluntário de doadores de medula óssea. Os voluntários ficam cadastrados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), que faz parte do banco mundial de doares.

“Quem tem o desejo pode vim também ao Hemoal fazer o cadastro para ser um doador voluntário de medula óssea. Com esse ato as pessoas estão salvando vidas”, finalizou Wagda Costa.