Arapiraca

Futebol Americano desperta interesse dos arapiraquenses

Modalidade já possui um time na cidade, o Ghosts-FA

Por 7 Segundos 05/11/2019 16h04
Futebol Americano desperta interesse dos arapiraquenses
Time de futebol americano arapiraquense Ghosts-FA - Foto: Divulgação

O futebol americano está despertando o interesse de jovens arapiraquenses. A cidade de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, já tem seu primeiro time, o Ghosts-FA, que foi criado há cerca de dois anos e vem realizando treinamentos na caixa de areia do parque Ceci Cunha, no centro da cidade. A idade mínima é de 16 anos para participar das atividades.

O atleta Kauã de Jesus fez questão de explicar ao Portal 7segundos que há uma diferença entre o Futebol Americano e o Rugby. O Rugby Union, que é o mais conhecido, é jogado com 15 participantes, já a modalidade reduzida pode ser jogada com 7 participantes.

O Futebol Americano, por sua vez, tem mais regras e há diferenças na contagem de pontos e marcação do campo de jogo. Além disso, o futebol americano possui 11 jogadores em campo, sendo que o número de substituições em uma partida é ilimitado, com isso mais de 30 jogadores podem participar de uma mesma partida.

Participantes

Atualmente o Arapiraca Ghosts conta com 33 participantes, entre atletas e comissão técnica. “Mas a tendência é aumentar, porque o esporte vem crescendo em todo o país,” enfatizou Lucas.

De acordo com Lucas, o número ideal de integrantes de uma equipe de futebol americano gira em torno de 55 pessoas, incluindo atletas e comissão técnica. O atleta revelou que o planejamento é para, num prazo de dois anos, entrar na BFA, que é a Liga Brasil de Futebol Americano. “Não é simples você competir no Futebol Americano, precisa de toda estruturação, demanda de um time grande e precisa de todo um equipamento,” explicou.

Ajuda e seleção

Alagoas conta com dois times de futebol americano, sendo o Arapiraca Ghosts e o Maceió Marechais. A equipe da capital já está mais estrutura e compete na liga BFA 2, que representa uma série B da categoria. Há, também, a BFA Elite, que corresponde a série A. O time arapiraquense ainda está na fase de treinamentos, fazendo um minucioso trabalho de preparação para ingressar nas competições.

“Como todo time a gente está começando na areia, no Parque Ceci Cunha. Os treinos acontecem aos sábados, às 4 horas da tarde. E, todo primeiro sábado do mês, fazemos um treino aberto, onde a gente disponibiliza para quem vem de fora, a possibilidade de conhecer o esporte e se juntar ao time também,” explicou Lucas.

Além dos treinos abertos são feitos recrutamentos a cada seis meses e o próximo será no sábado, 16 de novembro, no campo do Clube dos Professores, a partir das 15 horas. A taxa é de R$ 5,00 para participar e ajudar nas despesas.

Os integrantes da equipe buscam apoio para conseguir os recursos a serem usados na compra dos uniformes e equipamentos de proteção, necessários para a pratica do futebol americano. Já foram feitas camisas para serem vendidas.

Agora está sendo feita uma rifa, cuja arrecadação será usada na confecção das camisas de treinamento. As pessoas que quiserem colaborar podem entrar em contato pelo WhatsApp 99959.4754(Lucas) ou pelo Instagram oficial do time @arapiracaghosts.