Geral

[Vídeo] Trekking atrai amantes do esporte que envolve aventura, desafios e emoção

Equipe Neriá de Arapiraca participa de competições em todo o estado

05/11/2019 06h06
[Vídeo] Trekking atrai amantes do esporte que envolve aventura, desafios e emoção
Team Neriá: prática esportiva, amor ao próximo, amizade e fé  - Foto: Arquivo pessoal /Neriá

O trekking de aventura é uma atividade física aeróbica que consiste no ato de caminhar ou correr em trilhas naturais. Durante as competições oficiais que acontecem em Alagoas, os participantes só sabem em qual região vão se embrenhar, geralmente dois ou três dias antes da data da competição. Portanto,  o susnpense e a emoção já começam antes mesmo de colocar o pé na trilha. 

Quem participa dessas corridas em Alagoas percorre belezas naturais escondidas nas regiões da Zona da Mata, Litoral Sul, Litoral Norte, Agreste e Sertão. Em cada competição, um cenário novo e também novos desafios. O atleta pode ter que escalar um paredão escorregadio, atravessar manguezais, riachos, subir e descer ladeiras muito íngrimes, dentre outras dificuldades impostas pela própria natureza. 

A competição consiste em encontrar os Pontos de Controle, mais conhecidos como"PCs", que estão colocados estrategicamente em locais dentro da trilha. Quem achar os PCs em um tempo menor, chega mais rápido    ganha as primeiras colocações na competição. 

A equipe Neriá de Arapiraca também se aventurou nesse tipo de competição. Tudo começou em julho de 2017, quando o casal Clênio Rubério e Valéria Melo pratícavam exercícios em casa com o personal trainer Rodrigo Paulo  ( o "Rodrigão") Além dos exercicios regulares, eles precisaram reallizar uma preparação mais intensa pois tinham decidido participar da Corrida de São Silvestre, em dezembro do mesmo ano, na capital paulista. 

"Foi nesse momento que começamos a pesquisar outras modalidades esportivas para obtermos resistência e decidimos participar do trekking de corrida de aventura", relatou Rodrigão. 

                                                            

Mas quem se embrenha por trilhas  no "meio do mato" precisa ter noções básicas de navegação em bússsola.

Foi assim que o Ismair Santiago, o "Mair" - que é policial do grupamento áereo e tem curso de navegação, chegou à equipe. Muitas vezes uma ideia simples de iniciar uma atividade esportiva pode se tornar algo muito maior. A necessidade de exercitar o corpo e a mente, pode ser transformada em  um objetivo, um estilo de vida, superação. Foi assim que nasceu a equipe de trekking de aventura Neriá e aqui,

"Mair é nosso amigo de infância, então pedimos pra ele passar noções básicas de navegação e ele acabou se tornando um membro permanente da equipe Neriá", contou Rodrigo Alex, que fez parte da primeira formação da Neriá. 

Ele conta ue antes de participar de uma competição oficial de trekking eles realizaram corridas-treino entre o município de Taquarana e a comunidade Poções, na zona rural de Arapiraca. 

Para participar de uma corrida de trekking de aventura cada equipe deve ser formada por quatro integrantes, dentre eles, obrigatoriamente,  deve ter pelo menos uma mulher. Assim, em  novembro de 2017, Clênio, Rodrigo  Alex, Rodrigão e Maiara fizeram parte da primeira formação da Neriá particiando de uma competiçao da Liga Alagoana de Trekking.  

                                                          

Atualmente a Neriá já conta com doze integrantes, formando três quartetos que participam de váras competiçoes em todo o estado. 

Uma dessas integrantes é Eliane Ramos, que sempre se emociona quando fala como a atividade esportiva. Ela foi convidada a particpar da equipe por meio do colega de trabalho Rodrigão.  " A   a equipe Neriá chegou à minha vida no momento que eu mais precisava. Eu estava passando por um período de muita turbulência na minha vida pessoal e tenho certeza que Deus enviou essa equipe para me resgatar, e mostrar que eu sou capaz de superar qualquer obstáculo. Numca vou esquecer a primeira corrida. Eu nao sabia que era capaz de superar tanta coisa, de correr tanto. O esporte salva vida", relatou emocionada   
 

Escola do Nome 

Os integrantes da primeira formação da Neriá tem como prioridade de vida a fé em Cristo, por isso decidiram nomear a  equipe com a palavra Neriá que significa "a luz do Senhor".

" A Neriá não é só uma equipe formada por parentes e amigos que disputam corrida "no meio do mato" É muito mais mais do que isso, é um propósito de vida que priorizamos valores como fé, família e amor ao próximo", explcou Clênio Rubério. 

                                                          

Já são quase dois anos e meio particiando de trekkng de aventura em todas as regiões do estado de Alagoas. Em pelo menos quatro dessas competições, a equipe Neriá, colocou em prática um dos seus objetivos: abandonar a corrida e perder pontuação em amor ao próximo. 

Em um dos trekking, em Corurupe, no litoral Sul de  Alagoas, a equipe Neriá encontrou no meio da mata,  uma integrante de outra equip eque foi atacada por um enxame de abelhas. " Ela estava sozinha, tinha se afastado da equipe,  se perdeu no meio da trilha e estava com centenas de picadas de abelha por todo o corpo. Não tivemos dúvida, largamos a competição para ajudá-la",relatou Valéria Melo. 

                                                      

Um dos integrantes da equipe, o Rodrigão, é instrumentador cirúrgico e sempre leva para o trekking um kit de primeiro socorros . E foi assim que ele conseguiu ajudar a atleta que já estava em processo de choque anafilático em função de tantas picadas de abelhas. " Deus é tão maravilhoso que no momento que estávamos prestando socorro a essa atleta, um médico que participava de uma outra equipe, passou pelo local, e também abandonou a prova para socorrer outros pessoas que também foram atacadas pelas abelhas", lembrou Rodrigão.

Após ajudar a essa atleta a equipe Neriá encontrou mais seis pessoas também atacadas pelo enxame. E novamente, a competividade, a contagem de pontos não importou nessa hora. Com a ajuda de outras pessoas deram assistência a todos que estavam picados pelas abelhas.

É com esse espirito de aventura, amor ao próxmo, família, amizada e  fé é que a Neriá segue participando dos trekking de aventura em todo o estado de Alagoas.

 Siga a gente pelo instagram @somosneria