Cultura

Mostra Sururu de cinema chega em Arapiraca nesta quinta

O evento é gratuito e acontece no Tetro Hermeto Pascoal em Arapiraca

Por 7 segundos com Assessoria 04/11/2019 13h01
Mostra Sururu de cinema chega em Arapiraca nesta quinta
Mostra Sururu 10 anos - Foto: Divulgação

A Mostra Susuru Itinerante chega em Arapiraca na próxima quinta-feira (7). Com o apoio do  Núcleo de Audiovisual de Arapiraca (NAVI Arapiraca), as exibições serão no Teatro Hermeto Pascoal no Sesc Arapiraca. A primeira exibição acontece às 15h e a segunda às 19h.

Criada em 2009, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano vem desempenhando um papel cada vez mais relevante para o Estado de Alagoas, sendo a principal janela para do cinema local. No decorrer desses dez anos o evento contribuiu de maneira significativa para o crescimento do setor, estimulando, entre outras ações, o surgimento de novas produções, a consolidação do trabalho dos profissionais, o diálogo entre integrantes da cadeia produtiva do audiovisual e a construção de um panorama do cinema alagoano contemporâneo. 

Para a realização da Mostra Sururu Itinerante 10 Anos, serão firmadas parcerias com instituições de ensino, coletivos culturais e Cineclubes de bairros de Maceió - Pontal da Barra, Vergel do lago, Benedito Bentes e Farol - e cidades do interior do estado. Iniciando em Teotônio Vilela, em parceria com a Cana Filmes nos dias 19 e 20 de setembro; em Delmiro Gouveia, em parceria com a UFAL Campus Sertão, as sessões ocorrerão no dia 23 de outubro, no miniauditório do Campus; em Marechal Deodoro a parceria pretendida é com o IFAL e as sessões ocorrerão no próprio IFAL em 24 de outubro; em Arapiraca a parceria é com o NAVI - Núcleo do Audiovisual de Arapiraca e Sesc Arapiraca e as sessões ocorrerão no dia 7 de novembro; em São Miguel dos Milagres, em parceria com o Instituto Yandê, as sessões acontecem nos dias 22 e 23 de novembro na sede do instituto; e, por último, em Penedo a parceria é com o Lab-Escola de Cinema/Ufal-Penedo e as sessões ocorrerão durante a programação do Circuito Penedo de Cinema. 

O conjunto de filmes que compõe a Mostra Sururu Itinerante 10 Anos participaram em edições anteriores da mostra competitiva em Maceió, apresentam deslocamentos, fluxos e conexões entre seus personagens, poesias, cidades e histórias/estórias. 

 Em Arapiraca, os filmes exibidos serão:

Guaxuma, dir. Nara Normande, 2018, 15min.
SINOPSE
“Eu e Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. A gente era inseparável. O sopro do mar me traz boas lembranças”.


O Peixe, dir. Jonathas Andrade, 2017, 23min.
SINOPSE
Uma vila de pescadores com o ritual de abraçar os peixes na hora de pescar. Um abraço limite – rito de passagem – onde o homem retoma sua condição de espécie e, olho no olho diante de sua presa, a acalma através de uma ambígua sequência de gestos: afeto, solidariedade e violência. O sonho romântico da comunidade em harmonia com o seu entorno atesta a falta de conexão do homem da cidade com a natureza que está ao seu serviço. A naturalidade da dominação esconde a espinha dorsal desta relação, constituída pelo constante exercício da força, poder, devoração.


Vaca Profana, dir. René Guerra, 2017, 15min.
SINOPSE
Nádia é uma travesti que quer ser mãe. Ela será mãe. Ela é mãe.


Aqueles dois, dir. Émerson Maranhão, 2018, 15min. 

SINOPSE
Caio José tem 25 anos, é enfermeiro e mora em Quixeramobim, sertão central do Ceará. Kaio Lemos tem 38, é pesquisador acadêmico e mora em Fortaleza, na capital do Estado. Eles têm boa formação intelectual, amigos, família e em nada se diferenciariam dos tantos rapazes que vivem realidades similares não fosse pelo fato de serem homens transgêneros.

Com entusiasmo, convidamos para as sessões da Mostra Sururu Itinerante em Arapiraca, no Teatro Hermeto Pascoal - Sesc Arapiraca, 7 de Novembro, nos horários das 15h às 17h e 19h às 21h.