Política

Fragmentos de óleo são encontrados em ilha do arquipélago de Abrolhos

Região do litoral baiano tem a maior biodiversidade marinha da parte sul do oceano Atlântico

Por Veja 03/11/2019 10h10
Fragmentos de óleo são encontrados em ilha do arquipélago de Abrolhos
Fragmentos de óleo são encontrados em ilha do arquipélago de Abrolhos - Foto: Reprodução

O grupo formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama divulgou na manhã deste sábado que foram encontrados pequenos fragmentos de óleo na Ponta da Baleia, em Caravelas (BA), e na Ilha de Santa Bárbara, que faz parte do arquipélago de Abrolhos, também no litoral baiano, região de proteção ambiental com a maior biodiversidade marinha da parte sul do oceano Atlântico.

Ao todo, oito embarcações atuam no monitoramento e limpeza das regiões afetadas pelo vazamento de petróleo, ocorrido entre os dias 28 e 29 de julho deste ano. O marco zero da mancha que atinge as praias do Nordeste brasileiro desde o início de setembro foi localizada entre os dias 23 e 24 de outubro. A mancha original tinha 200 quilômetros de extensão e estava a pouco mais de 700 quilômetros da costa brasileira, a leste da divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte. 

A empresa grega Delta Tankers, dona do navio Bouboulina, apontado nesta sexta-feira pela Polícia Federal como o responsável pelo vazamento do óleo que atingiu o litoral brasileiro, pode ser condenada a pagar multa de até 50 milhões de reais aos órgãos ambientais brasileiros por crime ambiental.

Baleia jubarte – Abrolhos é conhecido por ser o local escolhido pelas baleias jubarte para cumprir seu ciclo reprodutório. Todos os anos, segundo o ICMBio, 9 000 animais enfrentam uma longa viagem desde a Antártida até o litoral brasileiro. O maior berçário da espécie fica justamente no litoral sul da Bahia.Tradicionalmente, as baleias costumam visitar a costa brasileira entre julho e novembro, mas nos últimos anos elas passaram a chegar no final de maio. Segundo um porta-voz da Marinha, a saída antecipada das jubarte impediram que as baleias tivessem contato com o vazamento de óleo.