Arapiraca

[Vídeo] Dia de finados movimenta comércio em cemitérios de Arapiraca

Comerciantes aproveitam para vender flores, velas e alimentos

Por 7Segundos 01/11/2019 16h04
[Vídeo] Dia de finados movimenta comércio em cemitérios de Arapiraca
Dia de finados movimenta comércio nos arredores dos cemitérios - Foto: João Henrique /7Segundos

O Dia de Finados será neste sábado (2), porém, na véspera, já é possível observar que o movimento aumentou bastante nos arredores dos cemitérios em Arapiraca. O número de ambulantes costuma ser maior no cemitério Pio XII, o mais tradicional da cidade, que fica localizado na rua Expedicionário Brasileiro, no bairro Baixa Grande, onde velas, flores, água e alimentos são os produtos mais vendidos.

Arapiraca dispõe de 13 cemitérios públicos e um privado. No cemitério Pio XII as visitas começaram desde a quinta-feira (31). O dia de finados também “abre mercado” para outras atividades que geram fonte de renda, a exemplo da limpeza de sepulturas. Em busca de um dinheiro extra que possa ajudar no sustento, populares se habilitam a fazer o serviço de lavagem de túmulos e o preço médio cobrado é de R$ 10,00.

Muitos familiares, entretanto, preferem fazer a limpeza do túmulo dos entes queridos. É o caso da senhora Maria de Fátima, que se encontrava na tarde desta sexta-feira no Cemitério Pio XII. Ela lamentou a falta de água e, com a chegada de um carro pipa, “eram muitas pessoas para pegar água. Obvio que, com um único balde, não vai ter condições mesmo de a gente lavar toda uma Catatumba”, salientou.

Quanto a comercialização de produtos, Maria de Fátima salientou que apenas alguns preços estão acessíveis. “Algumas barracas gostam de explorar um pouquinho, se aproveitam da oportunidade. Mas tem algumas com preços mais acessíveis. Também em relação a velas, se você for em algumas barracas pesquisar, compra por um valor bem viável”, concluiu.

O trânsito

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai interditar o trânsito em frente ao Cemitério Municipal Pio XII, no bairro Baixa Grande, no trecho da Rua Expedicionários Brasileiros, entre as ruas Manoel Ferreira de Brito e Júlio Paixão da Silva, que ligam os bairros Eldorado e Baixa Grande. A interdição será das 5h às 19h.

Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, o órgão disponibilizará mais de 20 agentes de autoridade de trânsito para trabalhar no monitoramento e disciplinamento do trânsito nas imediações do cemitério.