Saúde

Projetos do HE do Agreste são apresentados em seminário de humanização em Maceió

Os dois projetos do HE do Agreste referem-se à implantação do Núcleo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (NAVVS) e Ampliação do Direito dos Usuários a Acompanhante e do Horário de Visita aos Pacientes

Por Assessoria 30/10/2019 17h05
Projetos do HE do Agreste são apresentados em seminário de humanização em Maceió
Evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) - Foto: Assessoria

Dois projetos desenvolvidos, este ano, no Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, foram apresentados nesta quarta-feira (30), durante a oitava edição do Seminário Estadual de Humanização, em Maceió.

Promovido pela Secretária de Estado de Saúde (Sesau), o evento também contou com a III Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização em Alagoas.

As apresentações dos projetos foram realizadas no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e reuniram profissionais de saúde, coordenadores de unidades e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dois projetos do HE do Agreste referem-se à implantação do Núcleo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (NAVVS) e Ampliação do Direito dos Usuários a Acompanhante e do Horário de Visita aos Pacientes.

A assistente social e coordenadora do NAVVS Andréa Paula Lira, a enfermeira Andréa de Lima, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização, e a coordenadora do Setor de Psicologia Niedja Brandão, além da técnica do Núcleo de Educação Permanente, Marta Santana, foram muito elogiadas no evento.

Elas destacaram o apoio da gerente-geral do HE do Agreste, Regiluce Santos, a coordenadora da Enfermagem, Josilene Balbino, e demais gestores e servidores do hospital.    

Segundo a coordenadora estadual da política de humanização do SUS, Luzia Prata, a humanização trata da valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde.

“Valorizar as pessoas é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde”, explicou Luzia Prata.

Os eventos buscaram ampliar a conscientização sobre a importância da humanização tanto para os profissionais quanto para os usuários.

Práticas exitosas

Ainda durante a o evento para apresentação das práticas exitosas, o gerente de valorização de pessoas da Sesau, Robson Silva, representou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e ressaltou que a implantação da Política de Humanização do SUS tem sido uma prioridade da gestão estadual. “Tornar a assistência cada vez mais resolutiva e ampliar o bem-estar da população é um compromisso de todos os técnicos e gestores do Estado”, reforçou.