Política

Prefeito pode ter cometido irregularidades para inaugurar praça e cumprir desafio

Município apressou obras após vereador afirmar que renunciaria ao cargo

Por 7 Segundos 29/10/2019 17h05
Prefeito pode ter cometido irregularidades para inaugurar praça e cumprir desafio
Data de conclusão de obra foi alterada em placa - Foto: Cortesia

Para cumprir o desafio do vereador Edvânio do Zé Baixinho, que prometeu renunciar caso a prefeitura entregasse a praça localizada na Vila do Padre, o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, pode ter feito muito mais do que mandar aumentar a quantidade de trabalhadores no local. 

Com o objetivo de "mostrar serviço" e de deixar o vereador constrangido, a prefeitura pode ter cometido irregularidades. Conforme documento de acompanhamento de operações da Caixa, banco responsável pelos repasses do governo federal para a execução do serviço, a obra está atualmente paralisada (veja o documento na galeria de imagens).

De acordo com o documento, do total de R$ 500 mil repassados pelo Ministério do Turismo para a obra, R$ 250 mil já foram liberados e o tomador da obra - no caso, a prefeitura de Arapiraca - informou que foi cumprido 17,85% dos serviços. A empreiteira responsável é a Constrututora Novo Horizonte Eireli Epp.

Mas mesmo com a obra paralisada, de acordo com o que a reportagem apurou, cerca de 40 operários estavam trabalhando até altas horas da noite para que a praça estivesse pronta para ser inaugurada antes do prazo estabelecido pelo vereador no desafio.

Quem mora na comunidade e acompanha a obra não se supreendeu só com a velocidade dos trabalhos nos últimos dias. Uma pequena alteração na placa que contém os dados da obra não passou despercebida. Antes, a informação que constava era de que o prazo para a conclusão da obra, iniciada em novembro do ano passado, era dia 09 de maio deste ano, que indica quase seis meses de atraso na conclusão. 

No entanto, quem for assistir a inauguração, que acontece a partir das 17h, pode até se surpreender pela prefeitura concluir a obra bem antes do prazo, já que na mesma placa, a data de previsão para a conclusão da obra foi alterada para 30 de janeiro de 2020.