Comunidade

"Prefeitura em Todo Lugar" dá salto de democracia em Limoeiro

Primeira edição do projeto foi realizada na comunidade Mamoeiro, zona rural do município

Por Assessoria 28/10/2019 07h07
'Prefeitura em Todo Lugar' dá salto de democracia em Limoeiro
Primeira edição do projeto foi realizada na comunidade Mamoeiro, zona rural do município - Foto: Assessoria

O anexo da Escola José Teodoro, no Mamoeiro, sediou uma grande rede de cuidados para a população do povoado, incorporando desde o atendimento humanizado à saúde em diversas especialidades, até tratamentos de beleza, bem-estar e educacionais. Nesses dois dias da ação Prefeitura em Todo Lugar, a gestão reafirmou o compromisso com a qualidade de vida da população, garantindo novas edições já previstas para as próximas semanas.

Muita animação em cima do palco e um universo de orientações nos estandes de educação, além de palestras, atividades infantis, e entrega de brindes. Os serviços prestados de modo intensivo garantiram ainda o principal objetivo do projeto: o contato direto da gestão com os cidadãos limoeirenses.

O Prefeito Marcelo Rodrigues ressaltou a importância de ter começado a ação no povoado de Mamoeiro. “Nós viemos para abraçar e, ao mesmo tempo, nos sentimos abraçados pela população, que compareceu em peso nesta estreia da Prefeitura em Todo Lugar. Começamos com o pé direito em Mamoeiro, uma comunidade que por muito tempo não vinha recebendo a atenção que merece e vem cobrando ações da prefeitura principalmente na área de saúde, com razão. Neste sentido, acredito que a ação em Mamoeiro só termina mesmo após nosso Café com o Prefeito, que é quando ouviremos o que as pessoas têm a dizer, e encontraremos juntos as soluções para os problemas daquele povoado”, relata.


O gestor também acrescentou que este é só o início de uma grande ação que deve percorrer todo o município. “Com esta primeira edição, pudemos perceber não só o quanto vários tipos de serviços são essenciais, principalmente quando são feitos com qualidade, como também confirmamos a importância de estar sempre perto da população, de forma contínua, para garantia dos direitos”, defendeu. “Já estamos organizando o próximo Prefeitura em Todo Lugar, que será ainda melhor e com mais novidades”.

PRIORIDADES DO MUNICÍPIO E SERVIÇOS OFERECIDOS

Para Marcelo Rodrigues, a Prefeitura em Todo Lugar entra no calendário da gestão não só como uma ação social, mas um canal de trocas e declaração do que é prioritário na gestão: o atendimento a todos, indistintamente, e com prioridade a quem mais precisa. “Há muito tempo o povo de Limoeiro tem sede de justiça. Vencemos o atraso, mas ainda restam muitos os problemas herdados daquela época em que temos que resolver. É preciso escolher a quem atender primeiro, saber o que é mais urgente e quem são as pessoas que mais precisam. É assim que nós trabalhamos, e para nós quem vem primeiro são os mais humildes, os mais pobres. Vamos atender a todos, ouvir a todos, respeitar a todos, mas daremos preferência aos mais necessitados”, garantiu.

Condizente ao projeto, durante a ação foram cumpridos mais de 600 atendimentos na assistência social, desde inscrições no cadastro, gestão de benefícios Sibec, consultas, carteiras de idoso, desbloqueios, além de oficinas de artesanato, e tratamentos de beleza, como corte de cabelo, hidratação, escova, manicure e maquiagem. Houve ainda diversos serviços voltados aos agricultores familiares, como cadastros em benefícios  rurais e marcação de tratores. 

Na saúde, além de 110 atendimentos médicos, foram efetuados 47 eletrocardiogramas, 79 exames laboratoriais, 45 exames de citologia, além de 408 testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Na odontologia, 25 pessoas receberam prótese dentárias, além de terem sido distribuídos 350 kits de higiene buscal, e mais 500 escovas de dente para adultos e crianças. Foram feitas ainda 130 aplicações de flúor para crianças na escola.

Além de todos esses serviços, uma série de palestras abrilhantaram o evento, como a a exposição sobre Energia Solar, que recebeu grande adesão da população – sobretudo de agricultores familiares – que participaram do evento. Apresentações culturais, oficinas, exposição de trabalhos de estudantes da Educação Especial, brincadeiras, e todo o empenho com o trabalho ambiental realizado pela Secretaria de Educação foram fundamentais na ação.

Café com prefeito foi remarcado para o dia 01 de novembro 

Embora todos os serviços tenham sido cumpridos conforme o cronograma, uma parte específica da programação precisou ser adiada. A audiência pública Café com o Prefeito foi remarcada em solidariedade a dois funcionários públicos cujo filho faleceu na última quinta-feira, 24. O Café com o Prefeito já está agendado, entretanto, para a próxima sexta-feira, 1º de novembro, no mesmo local – o anexo da Escola José Teodoro, em Mamoeiro.

“A promoção das audiências públicas que realizaremos, como esta em Mamoeiro, é algo que não pretendo prescindir, uma vez que é neste diálogo que confirmamos nossa intenção de seguir governando com absoluta transparência e honestidade, e mais importante, junto do povo, partindo do que o povo precisa e quer”.