Cultura

Rádio Novo Nordeste: pioneira no mercado da comunicação oficial de Arapiraca

Em agosto deste ano, a NN completou 43 anos de existência

Por 7Segundos 28/10/2019 06h06
Rádio Novo Nordeste: pioneira no mercado da comunicação oficial de Arapiraca
Em agosto deste ano, a NN completou 43 anos de existência - Foto: Acervo /Judá Fernandes

Diretamente ligada à história da cidade, a rádio Novo Nordeste não é apenas uma emissora de rádio. É uma marca pioneira. No último dia 20 de agosto, a emissora que abriu oficialmente o mercado da comunicação em Arapiraca, completou 43 anos de existência. E a história da emissora faz parte da série de reportagens publicadas pelo Portal 7 Segundos durante o mês de outubro em comemoração à emancipação política de Arapiraca.

Tudo começou a partir da ideia do ex- vereador, poeta, artista plástico e deputado aposentado, Ismael Pereira. Em entrevista, ele contou que, na época, tinha um programa na rádio comunitária "Antena de Publicidade", que funcionava em uma pequna sala - cuja acústica era feita com esteiras e caixas de ovos - no imóvel onde funcionava a prefeitura naquela época e hoje é o Museu Zezito Guedes.

"Era muito pequena, não homologada. Era apresentada nesta pequena sala e cochichada na esquina, porque o poder de alcance era muito pequeno. Eu direia que era uma espécie de serviço de auto-falante melhorado. Então pensei: como pode um município da grandeza de Arapiraca não ter uma emissora de rádio homologada? que possa servir de elo de comiunicação com as demais comunidades, até as interestaduais? Então passei a achar que deveria fazer alguma coisa para que Arapiraca possa realmente possuir um meio de comunicação", relata Ismael Pereira.

 

                                                            

Ele então passou a fazer reuniões e contou com a colaboração da Rádio Bandeirantes de São Paulo, cujos proprietários passaram informações sobre os procedimentos e os equipamentos necessários para abrir uma emissora de rádio em Arapiraca. Ismael Pereira fez orçamento para transmissores e antenas e voltou a Arapiraca cheio de ideias. Após nova reunião, em que o nome Novo Nordeste, sugerido pelo empresário Cleones Mecenas, o então político passou a buscar mais investimentos para colocar a rádio no ar.

"Mandei imprimir umas ações, botei numa pastinha debaixo do braço e comecei a visitar empresários, profissionais liberais, pessoas de grande influência na cidade. Não vou nomear todos aqui, mas dentre as pessoas que procurei, nenhuma delas recusou a proposta. Todas se tornaram acionistas da rádio e, com isso, conseguimos levantar um capital muito bom, que possibilitou a aquisição de tudo que ser necessário para a montagem da emissora. Quando a antena chegou a Arapiraca, eu me lembro bem, foi um verdadeiro carnaval, teve até desfile pelas ruas da cidade", conta.

O primeiro diretor-presidente da rádio Novo Nordeste foi o médico Judá Fernandes de Lima, autor do livro “A Saga da Rádio Novo Nordeste – A Pioneira,” lançado em 2013. Entre os sócios fundadores estão: Antônio Ribeiro Pacheco, Antônio Vital Sobrinho, Aurelino Ferreira Barbosa, Cleones Mecenas, Deocleciano Aurélio de Souza, Edelzito Carvalho Castelo Branco, Eduardo Alves da Silva, Padre Epitácio Rodrigues, Francisco Pereira Lima, Geraldo Silva, Girson Olímpio da Silva, Higino Vital da Silva, Januário Leite da Silva, João Antônio da Silva, Joran Prado Vasconcelos, Jorge Valença Neves, José Alexandre dos Santos, José Henrique Filho, José Inácio da Silva, José Lima Mota, José Moacir Teófilo, José Pedro dos Santos, José Pereira Mendes, José Santos da Silva, Juarez Pereira Valões, Lourival Ferreira Silva, Manoel Ângelo Sobrinho, Pascoal Barbosa dos Santos e Rafaelito Alves Pereira.

                                                               

A concessão foi outorgada no dia 23 de setembro de 1975, no Diário Oficial da União. No dia 06 de agosto de 1976, a Rádio Novo Nordeste tocou sua primeira música. No dia 07 de agosto, o microfone foi utilizado pela primeira vez por Jarbas Lúcio. No dia 20 de agosto de 1976 aconteceu a cerimônia oficial de inauguração da Rádio Novo Nordeste AM, com a presença do Ministro das Comunicações, Comandante Euclides de Oliveira e do vice-governador Antônio Gomes de Barros.

E assim teve início a pioneira da comunicação de Arapiraca: "ZYB-215 Rádio Novo Nordeste de Arapiraca 830 Quilo-Hertz", jargão que está na memória de todos os arapiraquenses. Entre aqueles que viveram nas décadas de 70 e 80, também foi muito marcante a transmissão poema/canção “Desiderata”, narrado por Cid Moreira, sempre ao meio-dia, e cujo refrão: “Você é filho do universo/ irmão das estrelas e árvores/ você merece estar aqui/ E mesmo se você não puder perceber/ a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino”, faz parte da memória afetiva de quem viveu naquela época.

Ao longo dos 43 anos a Rádio Nordeste passou por uma série de mudanças, revelou muitos nomes hoje consagrados na mídia, tanto nos microfones, quanto na área técnica e produção. Em janeiro de 2018 aconteceu a migração do AM para FM, passando a ser transmitida pela frequência 91,5 FM.