Geral

Na semana dos 95 anos de Arapiraca, Projeto Raízes homenageia mais 16 personalidades

A terceira edição do projeto e documentário audiovisual Raízes de Arapiraca foi marcada, na tarde deste domingo (27)

Por 7Segundos com assessoria 27/10/2019 17h05
Na semana dos 95 anos de Arapiraca, Projeto Raízes homenageia mais 16 personalidades
Projeto Raízes homenageia mais 16 personalidades - Foto: Cortesia

A terceira edição do projeto e documentário audiovisual Raízes de Arapiraca foi marcada, na tarde deste domingo (27), na sala de cinema do Cinesystem do Arapiraca Garden Shopping, com a exibição de 16 películas em homenagem a antigos moradores que contribuíram e continuam ajudando no desenvolvimento econômico, social, político e cultural da terra de Manoel André.

Idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho, o documentário etnográfico conta a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua relação direta com o desenvolvimento do município.

O documentário é o maior do gênero no Brasil e foi lançado em abril de 2018. Nas duas edições anteriores já foram exibidas 80 entrevistas de antigos nativos e moradores da cidade. E, neste domingo, mais 16 novos documentários foram apresentados à sociedade arapiraquense, totalizando 96 películas até agora.

Cada documentário original tem em média 40 minutos de duração, e a proposta do deputado estadual Ricardo Nezinho e equipe, segundo o publicitário Aldo Duende, é reunir mais de 200 depoimentos pelos próximos anos.

Neta do emancipador

Na sessão de cinema deste domingo, dentre as pessoas homenageadas está a professora e servidora aposentada Roza Rodrigues, neta do emancipador Major Esperidião Rodrigues.

Também foram homenageados o sargento PM aposentado Genivaldo Pereira, comerciante Inez Maria, escritora Inez Amorim, Marili Magalhães, Nausa Ana, Severina Magalhães  (professora Cida), Sebastião Dantas, Severino Lopes, Antonia Ferreira, João Mendes, José Arestides, José de Macêdo, além de Luzia Barbosa e Maria Lessa.

A professora Maria Ferreira acompanhou ao lado de irmãos e familiares a exibição do documentário com história de sua mãe Antonia Ferreira.
"Um momento de muita emoção para todos nós. Um presente para nossas gerações que vai ficar eternizado em nossos corações. Quero agradecer ao deputado Ricardo Nezinho e equipe pelo belíssimo projeto ", destacou