Arapiraca

Transportadores recebem capacitação e Arsal confirma recadastramento

Por 7Segundos 24/10/2019 14h02
Transportadores recebem capacitação e Arsal confirma recadastramento
Fábio Calheiros orienta transportadores - Foto: Assessoria

Com a participação de cerca de 300 transportadores, aconteceu nesta quinta-feira (24), no auditório da na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca, uma capacitação voltada aos motoristas e proprietários de veículos, que atuam no transporte complementar de passageiros. A ação foi promovida pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), com palestras sobre a legislação de transporte no Estado. As orientações foram passadas pelo engenheiro civil e gerente de Transporte da Arsal, Fábio Calheiros, que também é especialista em Logística de Transportes.

Nelas, os transportadores recebem orientações sobre a regulamentação do transporte intermunicipal, direitos e deveres dos permissionários, atendimento aos usuários, entre outros temas importantes, como vistorias dos veículos, o direito à gratuidade dos idosos e portadores de necessidades especiais.

Recadastramento

O presidente da ARSAL, Ronaldo Medeiros, ressaltou a importância das fiscalizações, para retirar de circulação veículos que não estejam credenciadas e não apresentem as condições adequadas de rodarem, o que coloca em risco a vida de passageiros.

No dia 18 de novembro começa o recadastramento. De acordo com a Arsal, o órgão será bastante criterioso na avaliação dos documentos e a situação dos veículos. Também será aberta licitação para empresas de ônibus que queiram fazer o transporte alternativo de passageiros, emissão de carteiras para identificação, além de medidas que visam garantir mais segurança para transportadores e passageiros.

Parceria

Na região Agreste , a Arsal está trabalhando em parceria com a Cooperativa de Transporte Complementar de Alagoas (Coopervan). Ao Portal 7 segundos, o presidente da cooperativa, Marcondes Prudente, confirmou a parceria. Segundo ele, a cooperativa está realizando as cobranças necessárias, mas dando todo o apoio as ações da agência reguladora.