Política

Câmara Municipal de Arapiraca aprova projeto que vai fiscalizar entidades que recebem verbas do governo federal

A comissão será formada por cinco membros

Por Assessoria 24/10/2019 08h08
Câmara Municipal de Arapiraca aprova projeto que vai fiscalizar entidades que recebem verbas do governo federal
Câmara Municipal de Arapiraca aprova projeto que vai fiscalizar entidades que recebem verbas do governo federal - Foto: Assessoria

Continua repercutindo bastante nas redes sociais e na imprensa local, o projeto de lei, de autoria do vereador Léo Saturnino (MDB), aprovado na última terça-feira (22), pela Câmara Municipal de Arapiraca, a criação da comissão de Assuntos Relevantes, que tem como prerrogativa, a fiscalização de Entidades sem fins lucrativos, que recebam verbas federal, estadual, com repasse pela Prefeitura de Arapiraca.

Em seu primeiro artigo, do Projeto de Resolução nº 3 de 2019; fica instituída a Comissão de Assuntos Relevantes para analisar todas as questões relacionadas aos atos, contratos, convênios, e bem assim, a toda e qualquer forma de contratação de Instituições/Institutos, Organizações Sociais(OS), Organizações Não Governamentais(ONGs), Associações, Cooperativas e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público(OSCIPs). Têm chegado ao conhecimento de alguns vereadores, denúncias de malversação dos recursos públicos repassados para instituições, em Arapiraca.

A comissão será formada por cinco membros, sendo que Léo Saturnino será o presidente, por ter sido o autor da matéria, que foi aprovada por todos os vereadores e vereadoras presentes à sessão. A Comissão, quando instituída, terá amplos poderes para fiscalizar a destinação dos recursos repassados a essas instituições.

Essa fiscalização vai analisar os atos, contratos, convênios e documentos firmados entre o Município de Arapiraca e todas as pessoas físicas e jurídicas que representem as instituições em questão. Acompanhará a destinação e aplicação dos recursos públicos, diretos e indiretos, a esses entes que mantenham contrato com o poder público municipal arapiraquense.

Essa fiscalização será feita de maneira que assegure a transparência e lisura de todo o processo de utilização desses recursos públicos, segundo o projeto que cria Essa Comissão. Ela poderá realizar estudos e emitir pareceres, solicitar informações, cópias dos atos, contratos, e todos os convênios, extratos de pagamentos e quaisquer documentos que tenham relação com a finalidade dessa Comissão de Assuntos Correlatos.

Todos os vereadores, e o público presente, concordaram e parabenizaram a iniciativa de Léo Saturnino, por esta ação em benefício do dinheiro público. Cada partido com representação na Casa, terá o seu integrante na Comissão, que será escolhido pelo presidente Casa Jario Barros.