Geral

Há 53 anos, Lions Club de Arapiraca contribui com o desenvolvimento social do município

Fundado em 1966, o clube desenvolve ações em vários setores da sociedade

Por 7Segundos 23/10/2019 07h07
Há 53 anos, Lions Club de Arapiraca contribui com o desenvolvimento social do município
Há 53 anos, Lions Club de Arapiraca contribui com o desenvolvimento social do município - Foto: Arquivo do club lions

Durante o mês de outubro o Portal 7Segundos está exibindo uma série de reportagens em comemoração à emancipação política de Arapiraca. Nesta quarta-feira (23) vamos falar sobre as ações desenvolvidas pelos leonísticos nos 53 anos de existência do clube no município.

O Lions Club foi fundado em 1966 e mesmo antes de construir a sede própria, os "companheiros leões''  - como são denominados os membros que tomam posse no Club, já se reuniam no primeiro andar da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima para discutir as ações que iriam beneficiar a comunidade.

Entre os primeiros 20 companheiros que fizeram parte da fundação do Lions estavam nomes conhecidos da sociedade arapiraquense como Judá Fernandes, Geraldo Lucio, Moacir Teófilo, João Batista, Alonso de Abreu, dentre outros.Com a realização de bailes e eventos festivos, além da doação de recursos, o Lions adquiriu um terreno próprio no bairro Jardim Tropical, onde permanece até os dias atuais, a localização da sede do clube de Arapiraca.

Um dos leonísticos que está no Lions Club Arapiraca desde as primeiras décadas e continua participando ativamente das ações é Eronides de Almeida. Ele já exerceu a função de presidente e recentemente recebeu uma placa comemorativa aos 40 anos de participação no Lions de Arapiraca.

Eronides de Almeida relembra as inúmeras ações solidárias que foram importantes para a comunidade local, estão a construção do primeiro gabinete odontológico instalado no Hospital Regional de Arapiraca; a lavanderia no bairro Manoel Teles; a doação do terreno do 5º Centro de Saúde; a construção da Escola Estadual Lions Club; a construção da Praça Lions, a doação das cadeiras da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho; a participação na construção de na Casa dos Velhinhos e a instalação de uma sala de fisioterapia, dentre outras inúmeras ações desenvolvidas ao longo de cinco décadas de atuação do Lions Clube no município.

O casal Verônica Pereira de Melo Silva e Adolfo Bispo da Silva, está no Lions Club Arapiraca há 13 anos. Eles participavam de outra entidade, mas sentiam falta de um trabalho solidário, que eles pudessem ter oportunidade de ter contato e ajudar pessoas mais necessitadas. A identificação com as ações desenvolvidas pelo Lions, foi imediata e do clube, o casal não saiu mais.   

Verônica e Adolfo relataram uma iniciativa dos sócios do Lions Club Arapiraca, na qual eles tiveram participação direta, e que foi muito gratificante para eles, e para os beneficiados com a ação.

No terreno adquirido pelo Lions Club Arapiraca e que foi construída a escola Lions, uma família morava no local desde a década de 70.  Após a construção, o Lions doou ao estado o terreno e o prédio da escola para que os órgãos públicos fossem responsáveis pelos serviços de educação ofertados aos estudantes.

Mas com essa doação, os companheiros leoninos ficaram preocupados com a família que morava lá, e que o estado, não teria nenhuma responsabilidade de mantê-la no local.

“Colocamos essa situação em pauta nas reuniões, e decidimos, por meio de votação, desmembrar o terreno, e doar à família. Foi um dos momentos mais emocionantes para nós”, relatou o casal.

A família Brandão Cesar traz um histórico de vida dedicado às ações do Lions Club Arapiraca. José Edmilson Ferreira (in memorian) e a esposa dele, Valquíria Brandão, exerceram a função de presidente, e foi durante a gestão deles que duas iniciativas importantes foram realizadas: as obras de construções da Escola Lions e a nova sede do clube, que possui gigantesco salão para realização de festas e eventos, com capacidade para 400 mesas; banheiros com acessibilidade; cozinha industrial; área administrativa, etc.

Os irmãos Flávio e Gustavo Brandão Cesar, cresceram participando, ao lado dos pais, das ações realizadas pelo movimento leonísticos e também já exerceram, entre outras funções, a presidência do Lions Club Arapiraca. A esposa de Gustavo Brandão, Shymena de Oliveira Brandão Cesar, é a atual vice-presidente do Lions Club  Arapiraca.

Atualmente, Gustavo Brandão exerce a função de diretor de patrimônio, e relata que na última década, outros membros da sociedade passaram a integrar a direção do clube. Atualmente, 29 “companheiros leão” fazem parte da direção do Lions Club Arapiraca.  “As experiências dos associados mais antigos somada à vitalidade dos novos integrantes, proporcionaram um dinamismo diferenciado no Lions Club Arapiraca”, relatou.

Além das ações que já fazem parte do calendário anual desenvolvido pelo clube, outras iniciativas foram tomadas como para desenvolver atividades em outros setores. O Lar Semear que presta atendimento a dependentes químicos, nos últimos cinco anos, faz parte das entidades onde o Lions Clube de Arapiraca desenvolve ações anualmente.  Recentemente, o clube realizou um torneio de futebol com a participação dos dependentes químicos que realizam tratamento na instituição.

Entidades como o Café e Acolhimento que oferta serviços a pacientes portadores de câncer; Fundação Antônio Jorge, que cuida de idosos; Anjo Leticia que presta assistência à crianças, também fazem parte das ações desenvolvidas pelo Lions de Arapiraca.  

Recentemente, o clube realizou uma parceria com o projeto Amor 21, sediado em Maceió, que oferece diversos serviços aos portadores de síndrome de down. O objetivo do Lions Club Arapiraca é que em um futuro próximo, o Amor 21, assim como a Pestalozzi, também tenha uma sede em Arapiraca.

Atualmente, o presidente do Lions Clube Arapiraca, é o fisioterapeuta Leonardo Victor Madureira. Leonardo é baiano, e dos 11 anos que se instalou em Arapiraca, nove são dedicados ao Lions Club. Ele conta que conheceu o Lions Club através de amigos e após frequentar algumas reuniões se identificou com o trabalho social do leonismo. “Vamos continuar trabalhando para continuar contribuindo, ainda mais, com o crescimento social da cidade”, afirmou.