Saúde

Ginástica laboral melhora a qualidade de vida dos servidores do HE do Agreste

As atividades duram, em média, entre 5 e 15 minutos

Por Assessoria 22/10/2019 15h03
Ginástica laboral melhora a qualidade de vida dos servidores do HE do Agreste
Os exercícios são compostos por alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e inferiores - Foto: Assessoria

A rotina das atividades no ambiente de trabalho e o movimento repetitivo, muitas vezes, levam as pessoas ao sedentarismo e ao estresse. Nesta quinta (24), o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, vai comemorar antecipadamente o Dia do Servidor Público, que ocorre em 28 de outubro, e a unidade já está adotando a ginástica laboral para todos os trabalhadores e trabalhadoras.

De acordo com a enfermeira do Trabalho Camila Ferro, a ideia é faz parte das políticas de humanização no hospital, com o propósito de promover o bem-estar e, também, prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional. Ela explica que a implantação da ginástica laboral é uma iniciativa do Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT), com apoio da Gerência-Geral do HE do Agreste.

As atividades duram, em média, entre 5 e 15 minutos. “Inicialmente, adotamos a ginástica uma vez por semana, estamos ampliando para duas vezes e, nossa proposta, é ofertar o serviço todos os dias para os servidores”, explica a enfermeira, revelando uma parceria com fisioterapeutas da Faculdade Regional da Bahia (Unirb), campus Arapiraca.

Alongamentos

Os exercícios são compostos por alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e inferiores. “É uma atividade que não exige muito esforço e ocorre em um curto período de tempo, sem sobrecarrega e que não cansa ninguém”, explica o técnico de segurança no trabalho José Rodrigues, que também é graduando em Educação Física.

Para a técnica de enfermagem Mônica Maria Melo, que trabalha há 16 anos no HE do Agreste, está sendo muito bom praticar a ginástica laboral. “Comecei a fazer os exercícios na semana passada e estou muito satisfeita com os primeiros resultados. A gente fica mais disposta para o trabalho e o corpo fica mais leve”, enfatizou. Especialistas recomendam a ginástica laboral no ambiente de trabalho, porque é uma ferramenta bastante eficaz na prática de exercícios, fortalece as relações para o desenvolvimento profissional em equipe e também aumenta a produtividade.

Além disso, as atividades diárias trazem muitos benefícios físicos e mentais, uma vez que as técnicas de relaxamento utilizadas podem ainda contribuir para aliviar o estresse, reeducar a postura corporal e diminuir o sedentarismo, bem como prevenir lesões das mãos, coluna, ombros, punhos e as doenças como Lesões por Esforços Repetitivos (LER).