Turismo

Palmeira dos Índios é o novo destino turístico de agências

No último final de semana, o município recebeu grupos de turistas por operadoras.

Por 7 segundos com Assessoria 22/10/2019 15h03
Palmeira dos Índios é o novo destino turístico de agências
Cristo Redentor da Serra do Goiti em Palmeira dos Índios - Foto: Assessoria

Os atrativos naturais de Palmeira dos Índios, cidade do Agreste alagoano, vêm sendo descobertos como novos destinos turísticos, no segmento do turismo étnico e cultural. Trilhas nas aldeias indígenas, visita ao Cristo Redentor da Serra do Goiti, contemplar um belo pôr do sol, museus, entre outros atrativos naturais, proporcionam uma experiência que tem atraído a atenção de agências operadoras de viagens que buscam novos produtos turísticos. Esse movimento de turistas desperta o interesse dos empresários locais, que começam a se organizar para atender ao aumento do fluxo de turistas.

No último final de semana, o município recebeu grupos de turistas por operadoras. Uma delas foi a Sol e Mar Turismo, uma das mais bem estruturada empresa do segmento e locação de transporte de Alagoas. Ela conduziu de Maceió e Arapiraca um grupo da Associação Brasileira de Clube da Melhor idade (ABCMI) para apreciar um dos mais belos pôr do sol da região, ao som da Orquestra Municipal Graciliano Ramos.

A Agência Aventura EcoBrasil, uma operadora consciente com foco no turismos de experiência, a principal operadora de Turismo de Experiência de Alagoas, pela quarta vez, vez levou um grupo para uma aventura na cidade, o Tour Experiência Xucuru-Kariri. Nele, o turista descobre coisas curiosas e surpreendentes sobre as aldeias indígenas da Chapada da Borborema.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho comemora o momento. Segundo ela, Palmeira dos Índios tem fortalecido o turismo regional do Agreste. “Grupos saem de Maceió, passam por Arapiraca e chegam em Palmeira. Isso é o fortalecimento do turismo regional do Agreste. Os turistas chegam e vão direto para o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que fica na antiga Estação Ferroviária. Lá, funciona a Estação do Artesanato, uma oportunidade para conhecer e consumir o típico artesanato indígena Xucuru-Kariri, produzido com matéria prima da floresta”, informou Cléa.

Depois de uma parada no CAT, o roteiro segue com visita à Biblioteca Pública, também localizada na Estação Ferroviária, para conhecer um pouco da literatura palmeirense e de lá segue o roteiro. A aventura continua na Aldeia Mata da Cafurna onde tem Toré de boas-vindas, comidas típicas com rico tempero, artes e pinturas tribais.

As visitas às aldeias movimentam a economia local e a vinda das operadoras começa a despertar o interesse dos empresários. “A prefeitura vem ajudando muito para despertar esse interesse. Realizamos o primeiro Famtour, um projeto turístico onde convidamos agentes de viagens, universidades e os diversos parceiros do turismo, para uma visita técnica e turística, a fim de que eles conheçam o local e saibam, com detalhe, o que oferecer ao cliente” enfatizou Cléa.

Para o prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar, o investimento em produtos turísticos é o responsável por este momento. “O investimento da gestão municipal na infraestrutura dos pontos turísticos é o grande responsável pelo crescimento do fluxo de turista em nosso município. Fluxo que tende a crescer com a revitalização do Cristo Redentor e com a inauguração do Santuário Mãe do Amparo, fortalecendo o turismo religioso. A revitalização e modernização do Lago do Goiti também oferecerá mais um belo e novo atrativo turístico. Isso atrai receptivo, como a empresa Pataxó Tour, que vem criando novos produtos turísticos e qualificando os atores locais”, finalizou o prefeito Júlio.