Saúde

“Se você se cuida, se você se ama, você tem uma vida melhor”, afirma ginecologista

Familiares de pacientes do HE do Agreste participaram de evento em alusão ao Outubro Rosa

Por 7 Segundos 21/10/2019 19h07
“Se você se cuida, se você se ama, você tem uma vida melhor”, afirma ginecologista
Ação foi desenvolvida para os participantes do “Projeto preparando a volta para casa” do HE do Agreste - Foto: 7 Segundos

Os participantes do “Projeto preparando a volta para casa” do Hospital de Emergência do Agreste participaram, na tarde desta segunda-feira (21), de uma palestra sobre a prevenção dos tipos de cânceres femininos em alusão ao Outubro Rosa.

Coordenado pela psicóloga Mônica Leal, os familiares do projeto tiveram uma palestra, ministrada pela ginecologista Afra Barbosa. Para a ginecologista as ações deveriam acontecer o ano inteiro. “O nosso evento visa chamar a atenção para a prevenção do câncer feminino, só que o Outubro Rosa não deveria ser só em outubro, uma mulher tem que ter a prevenção anualmente e não é só mama, mal também a útero e ovário, não podemos esquecer que somos um ser humano por inteiro, então hoje, nesse bate papo informal, chamamos a atenção para que as mulheres procurem um médico. A mulher deve procurar se conhecer, se tocar e ver se tem algo diferente para fazer a prevenção”.

A médica alertou sobre o HPV, o principal causador de câncer no útero. “A coisa mais comum que leva ao câncer de útero é o HPV, e não está escrito na testa de ninguém sou portador, temos que chamar a atenção dos jovens que hoje em dia fica com um e com outro, então tem que se prevenir, usar camisinha, tomar a vacina, ficar de olho nas orientações”.

“Se você se cuida, se você se ama, você tem uma vida melhor, a gente tem que se matar, o câncer é um doença que não é só do paciente, é da família inteira, mexe como todos. Então se já há um histórico na família, o fator hereditariedade ninguém pode combater, mas podemos ter prevenção, fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, e momentos de lazer”, finalizou Afra Barbosa.