Política

Ricardo Nezinho anuncia Semana Cultural para celebrar 95 anos de Arapiraca

Lançamento de novos documentários e espetáculo teatral fazem parte da programação

Por Assessoria 19/10/2019 10h10
Ricardo Nezinho anuncia Semana Cultural para celebrar 95 anos de Arapiraca
Ricardo Nezinho anuncia Semana Cultural celebrar 95 anos de Arapiraca - Foto: assessoria

O deputado estadual Ricardo Nezinho, idealizador do projeto audiovisual Raízes de Arapiraca, está anunciando uma semana de atividades artísticas e culturais para celebrar os 95 anos de emancipação política do município.

A Semana Raízes Cultural será aberta, oficialmente, na próxima quarta-feira (23), a partir das 19h30, na sala 6 do Cinesystem do Arapiraca Garden Shopping, com o lançamento do documentário contando a história da Concatedral e dos 75 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Narrado na voz de Cid Moreira, o documentário mostra depoimentos do Bispo de Penedo, Dom Valério Breda, do bispo emérito Dom Hildebrando Mendes, do pároco Antenor Montenegro Júnior, padre Valdiran Ferreira, empresária e paroquiana Maria das Graças Laurindo da Silva, empresário Cícero Galdino e do eletricista Jorge Marques da Silva, entre outras personalidades.

As vagas são limitadas e, em ação social, a entrada será um quilo de alimento não- perecível.

Teatro

O segundo dia da Semana Raízes Cultural, na quinta-feira (24), terá como atração, no Teatro do Sesi, no bairro Primavera, o espetáculo teatral “Graciliano, um brasileiro alagoano – Memórias de Heloísa”.

O espetáculo será encenado, a partir das 19 horas, pelos atores Chico de Assis, Paulo Poeta e Arilene de Castro e Marco Antônio, num passeio cênico por trechos da vida e obra de um dos maiores escritores do Brasil.

A programação também reserva o lançamento, na tarde do domingo (27), a partir das 15 horas, a terceira edição do projeto audiovisual Raízes de Arapiraca com 15 novos documentários para os homenageados e seus familiares.

Neta do emancipador

A sessão está marcada para a sala 4 do Cinesystem Arapiraca Garden Shopping. Dentre os homenageados está a servidora aposentada Roza Rodrigues, neta do emancipador Major Esperidião Rodrigues

No dia em que Arapiraca celebra seus 95 anos de emancipação política, na quarta-feira (30), a partir das 14 horas, haverá o lançamento online, no site do projeto Raízes de Arapiraca (www.raizesdearapiraca.com.br), do novo documentário contando a história da Concatedral e dos 75 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Eternizando memórias

O Projeto Raízes de Arapiraca, um documentário etnográfico sobre os arapiraquenses, por meio de produção audiovisual, conta a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua relação direta com o desenvolvimento social, cultural, político e econômico do município.

Um rico acervo está sendo disponibilizado para as futuras gerações, além de ser importante base de estudos para pesquisadores, historiadores e estudantes que pretendem conhecer a história de Arapiraca, de seus filhos nativos e moradores da cidade.

Desde o seu lançamento, há um ano e quatro meses, os vídeos já ultrapassaram mais de 45 mil minutos de exibição no canal no YouTube.

O documentário é o maior do gênero no Brasil e foi lançado em abril de 2018, com a exibição de 38 entrevistas de antigos nativos e moradores da cidade.

A segunda edição do projeto ocorreu em abril deste ano, também na sala de cinema do Cinesystem do Arapiraca Garden Shopping, com a exibição de mais 33 vídeos e depoimentos de pessoas com mais de 70 anos de idade que participaram diretamente e continuam contribuindo com o desenvolvimento social, cultural, artístico e econômico da Terra de Manoel André.

Cada documentário tem em média 30 minutos de duração, e a proposta do deputado estadual Ricardo Nezinho e equipe, segundo o publicitário Aldo Duende, é reunir mais de 200 depoimentos pelos próximos anos.