Agreste

OAB na Comunidade: união entre Subseção e parceiros proporcionam grande festa para moradores do Pau d'Arco

Nesta edição, todos da comunidade foram contemplados: para as crianças teve também palhaço, brincadeiras, pintura facial, pipoca, algodão-doce, churros e bolo.

Por 7Segundos com assessoria 19/10/2019 18h06
OAB na Comunidade: união entre Subseção e parceiros proporcionam grande festa para moradores do Pau d'Arco
Oab - Foto: Cortesia

Para os moradores do Pau d'Arco, este sábado (19) foi dia de festa. A OAB/Arapiraca, instituições e empresas parceiras promoveram a terceira edição do OAB na Comunidade, levando uma série de ações e serviços – pela primeira vez – para a zona rural do município.

“Hoje é um dia especial para a nossa comunidade. Ações como esta não costumam chegar por aqui e, como só tivemos condições de fazer algo simples no Dia das Crianças, então para os nossos alunos hoje é que aconteceu o Dia das Crianças de verdade. Todos estamos muito gratos pelo que a OAB/Arapiraca trouxe para a nossa comunidade pensando em todos: crianças, adultos, idosos e até nossos professores”, agradeceu Lúcia Farias, diretora da Escola Maria Pastora, onde o OAB na Comunidade aconteceu.

Nesta edição, todos da comunidade foram contemplados: para as crianças teve também palhaço, brincadeiras, pintura facial, pipoca, algodão-doce, churros e bolo. Para os moradores da comunidade foram oferecidos serviços de saúde, de prevenção ao câncer de mama, distribuição de 50 mamografias – que foram obtidas pela Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/Arapiraca junto a Comissão de Prevenção e Combate ao Câncer da OAB/AL e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas; serviços de beleza, como cortes de cabelo masculino e feminino, entre outros; e ainda serviços de orientação sobre emprego e dicas para a elaboração de currículos promovidos pelo Senac.

Houve sorteio de cestas básicas e de brindes oferecidos por várias empresas que são parceiras da OAB no projeto, distribuição de mudas de árvores frutíferas, boutique solidária e também entrega de brinquedos e de livros infantis para as crianças.  A população também teve oportunidade de tirar dúvidas em relação a direitos e os professores da Escola Maria Pastora passaram a manhã em um treinamento promovido pelos acadêmicos de Direito que integram o Grupo Jurista Empreendedor.

Grande parte dos moradores da comunidade esteve presente no OAB na Comunidade, que foi promovido no povoado a pedido do Instituto João de Barro, que já promove uma ação social na comunidade. “Sou admiradora do projeto OAB na Comunidade e ficamos muito felizes por terem aceito o nosso convite para trazer as ações aqui para o Pau d'Arco. Em um dia como hoje, muitas dessas famílias que vivem na agricultura familiar estariam na roça, mas estão aqui, passando uma manhã diferente. É possível ver a alegria no rosto dessas pessoas e somos muito agradecidos por isso”, afirmou a assistente social do Instituto João de Barro, Aline Barros.

Para o presidente da OAB/Arapiraca, Hector Martins, a adesão dos advogados, as parcerias celebradas e o convite do Instituto João de Barro mostram que a Subseção conseguiu alcançar o objetivo de aproximar e integrar a advocacia com a sociedade e, por conta disso, consegue fazer mais a cada edição.

“Cada edição é como filho, a gente não tem predileção. Mas a verdade é que a cada vez, o OAB na Comunidade ganha mais corpo, mais adesão e parceiros. Não se limita a um pequeno grupo, já tomou conta da OAB e de várias outras instituições que estão irmanadas nesse projeto. A prova disso é a aceitação da escola e do Instituto João de Barro, que nos convidou para vir para cá e abraçou a causa, dizendo que podemos contar com eles na próxima edição”, afirmou o presidente da OAB.

Hector Martins também destacou a parceria com o Senac e com o Grupo Jurista Empreendedor, que  pela primeira vez aderiram ao OAB na Comunidade e que tem planos para a participação na próxima edição, que acontece no mês de dezembro. “Os acadêmicos de Direito do Grupo Jurista Empreendedor passaram a manhã inteira com os professores da escola, motivando e aprendendo também, numa troca de energia incrível. E o Senac já disse que no próximo pretende trazer uma estrutura maior”, comemora.

O presidente da Comissão de Cidadania e Integração, Valtencir Félix, que fez parte da coordenação do evento, também concorda que o projeto já está consolidado. “Não tenho dúvida que o projeto já está consolidado, principalmente depois de hoje que tivemos parceiros que nem estávamos contando, que chegaram aqui já com o andamento das atividades, porque acreditam na seriedade e na solidariedade do nosso trabalho e que vieram somar com as ações que a OAB/Arapiraca está desenvolvendo. Hoje, todos nós que discutíamos como a Ordem poderia se aproximar mais da população de Arapiraca e dos demais municípios que integram a Subseção, sabemos que o OAB na Comunidade foi uma ideia brilhante e que veio para ficar”, declarou.