Polícia

PF divulga nota sobre operação deflagrada em Delmiro Gouveia

Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município

Por Assessoria e 7Segundos 17/10/2019 10h10
PF divulga nota sobre operação deflagrada em Delmiro Gouveia
Polícia Federal cumpre mandados em Delmiro Gouveia - Foto: Cortesia

A Polícia Federal divulgou nota sobre a ação policial deflagrada na manhã desta quinta (17), nos municípios de Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Água Branca, Canapi e Mata Grande, referente à segunda fase da operação Terra Prometida, que investiga, desde 2016, fraude na concessão de aposentadoria rural e outros benefícios na região do Sertão.

Até o final da tarde, a PF deve divulgar um balanço sobre a ação.

PF REALIZA A SEGUNDA FASE OSTENSIVA DA OPERAÇÃO TERRA PROMETIDA EM ALAGOAS

MACEIÓ/AL - A Polícia Federal em Alagoas realizou, na manhã de hoje (17/10), a segunda fase ostensiva da Operação Terra Prometida com o objetivo de dar cumprimento a oito Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal de Alagoas, nos municípios alagoanos de Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Água Branca, Canapi e Mata Grande.

A Operação Terra Prometida visa combater crimes previdenciários e tem como alvos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e advogados que, supostamente, estariam agindo em conjunto para aposentar como agricultores pessoas que nunca trabalharam na roça. 
Esta é a segunda fase ostensiva da Operação Terra Prometida cuja a primeira fase foi realizada pela Polícia Federal em meados de 2018. À época, foram presos dois servidores do INSS, de Delmiro Gouveia/AL, que estariam facilitando, indevidamente, a concessão de benefícios previdenciários rurais.
As investigações buscam apurar os delitos previstos no art. 171, parágrafo 3º, art. 288 e 313-A, todos do Código Penal Brasileiro. 

As apreensões decorrentes desta Operação serão devidamente formuladas e juntadas ao Inquérito Policial que foi instaurado na Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas. 

O nome da Operação (Terra Prometida) foi dado em alusão aos dirigentes sindicais e intermediários que prometiam contratos de comodato rural e declaração de atividade rurícola para pessoas que nunca laboraram nas propriedades informadas nos referidos documentos, em troca de favorecer os mesmos com benefícios rurais.

Não haverá coletiva de imprensa.

Maceió/AL, 17 de outubro de 2019.