Política

Witzel quer fechar estradas com acesso à favelas para evitar roubo de carga

A lógica de Witzel é relativamente simples: as quadrilhas que atuam no tráfico

Por Jovem Pan 17/10/2019 08h08
Witzel quer fechar estradas com acesso à favelas para evitar roubo de carga
Witzel quer fechar estradas com acesso à favelas para evitar roubo de carga - Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), polemizou mais uma vez. Sem dar maiores detalhes seu seu projeto, ele afirmou, nesta quarta-feira (16), que pretende fechar estradas e acessos a favelas com o objetivo de evitar o roubo de cargas no Estado.

Alguns especialistas já estão criticando a iniciativa. Segundo eles, dependendo de como seja apresentada – os detalhes devem vir à público em breve -, essa proposta pode ferir o direito constitucional de ir e vir das pessoas.

A lógica de Witzel é relativamente simples: as quadrilhas que atuam no tráfico de drogas tem se especializado, cada vez mais, também no roubo de cargas, algo bastante rentável. A maior parte desses grupos criminosos está localizado nessas áreas carentes do Estado e, por isso, ao fechar os acessos, o governador quer reduzir as estatísticas desse tipo de roubo.Só no ano passado, por exemplo, o Rio de Janeiro chegou a registrar mil roubos de cargas por mês. Segundo dados oficiais do governo do Estado, no entanto, nos últimos meses, o crime diminuiu: são 600 ocorrências em média por mês, cerca de dois casos por dia.