Política

Jornalista da Globo diz que Lula está “animado” com possibilidade de deixar a prisão

A avaliação da jornalista é feita com base em conversas com pessoas que visitaram o ex-presidente nesta semana

Por Forum 16/10/2019 11h11
Jornalista da Globo diz que Lula está “animado” com possibilidade de deixar a prisão
Lula cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão - Foto: Ilustração

A jornalista Bela Megale, de O Globo, afirma, em sua coluna desta quarta-feira (16), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está otimista em relação ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá reanalisar a prisão após condenação em segunda instância.

De acordo com ela, o julgamento que está marcado para quinta-feira deverá rever o entendimento atual e o ex-presidente e outros condenados poderão ficar em liberdade enquanto recorrem de suas sentenças.

A avaliação da jornalista é feita com base em conversas com pessoas que visitaram Lula nesta semana. Conforme relatos, Lula avalia que há um clima positivo no país para que o Supremo mude sua posição atual e “restabeleça o entendimento constitucional”.

Como exemplo, o ex-presidente apontou declarações como a do ex-senador tucano Aloizio Nunes, de que “houve manipulação política no impeachment” de Dilma Rousseff. Lula também discorreu sobre os vazamentos das mensagens trocadas entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol.

A manifestação da força-tarefa da Lava Jato a favor da progressão de regime para Lula também ajuda a aliviar o peso da decisão sobre os ombros dos ministros do Supremo, segundo o ex-presidente.