Geral

Tarcizo Freire quer proibir taxa de videomonitoramento das aulas práticas de direção veicular

A taxa passou a ser cobrada  a partir da portaria de nº 238 de 31 de Dezembro de 2014

Por Assessoria 16/10/2019 08h08
Tarcizo Freire quer proibir taxa de videomonitoramento das aulas práticas de direção veicular
Tarcizo Freire quer proibir taxa de videomonitoramento das aulas práticas de direção veicular - Foto: Assessoria

Atendendo os inúmeros reclames de candidatos que pretendem retirar o documento de habilitação no estado de Alagoas, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), apresentou a Indicação nº 301/2019, que visa acabar com a taxa do videomonitoramento.

A taxa passou a ser cobrada  a partir da portaria de nº 238 de 31 de Dezembro de 2014 que encareceu os custos para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

A proposição do deputado Tarcizo Freire solicita ao presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatra) , Jerry Adriane Dias Rodrigues,  para que seja revogada a portaria que institui o sistema eletrônico de anotação, transmissão e recepção dos relatórios de avaliação elaborados pelos instrutores relativos às aulas de prática de direção veicular ministradas aos pretendentes à obtenção do documento de habilitação. 

“Muitas pessoas não possuem as condições necessárias para a retirada da Cnh e a taxa de videomonitoramento aumenta significativamente os custos”, justifica Freire.

O parlamentar destaca ainda, que a portaria de adequação de alguns Estados determina a contratação do sistema de videomonitoramento com apenas uma empresa, não havendo margem de escolha entre os Centros de Formação de Condutores (CFCs), contratantes.

“Com a aprovação desta proposição estamos desburocratizando o processo e facilitando ainda mais o acesso de milhares de alagoanos à habilitação”, finalizou o deputado Tarcizo Freire.

Para a efetivação da medida citada acima, é necessária a revogação da portaria através do Denatran. 

A indicação foi aprovada em plenário e encaminhada ao setor competente para as medidas cabíveis.