Polícia

"Allan deu uma facada em Valdecir e eu desci do carro correndo", afirma acusado na morte de comerciante arapiraquense

Willames França da Silva foi preso na madrugada desta terça-feira (15), no bairro Planalto, Arapiraca

Por 7Segundos 15/10/2019 10h10
'Allan deu uma facada em Valdecir e eu desci do carro correndo', afirma acusado na morte de comerciante arapiraquense
Willames França da Silva concedeu entrevista na sede da 4ª DRP, em Arapiraca - Foto: Ewerton Silva / 7Segundos

Willames França da Silva, 28, concedeu entrevista ao Portal 7 Segundos na manhã desta terça-feira (15) após ser preso em casa, no bairro Planalto, em Arapiraca. Durante a ação policial, o acusado ainda tentou fugir por uma porta lateral, mas foi interceptado e preso. Ele é acusado de participar da morte do comerciante  arapiraquense, Valdecir Tenório, 37, ocorrida no dia 20 de agosto deste ano. A  operação que resultou na prisão do acusado foi realizada pela equipe da 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP) com o apoio do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM)

Durante a entrevista, na sede da 4ª DRP, Willames França, apresentou uma versão diferente daquelas que tinham sido divulgadas anteriormente. Uma delas, o comerciante Valdecir Tenório Leite tinha sido abordado por dois homens em um motocicleta no povoado em Coruripe; a outra, era que ele tinha sido sequestrado de dentro de casa. Na versão de Willames França, ele e o Allan Chrstian - o outro acusado do crime, estavam ao lado da vítima durante todo o dia em que ocorreu o hoimicídio.

Segundo Willames França, o comerciante Valdecir Tenório Leite, conhecido como “Biu” chegou à casa dele na manhã do dia 20 de agosto o convidando para beber. “Eu disse que não ia porque não tinha dinheiro, mas ele insistiu e falou que já tinha chamado o Allan”, relatou .

Willames França continua o relato afirmando que logo em seguida Allan chega, e eles vão em outro veículo seguindo o comerciante. Param em uma padaria  para comprar pão, e depois em um mercadinho para comprar cerveja.

“Fomos até a casa do “Biu” e ficamos bebendo duante toda a tarde. Já a noite, ele e o Allan chamaram a gente para ir à Feliz Deserto na casa de umas  meninas”, afirmou.

Willames França disse que “Biu” insistiu e pediu a ele para ir dirigindo o carro. Os três seguiram em um só veiculo em direção ao município de Feliz Deserto. 

“Quando chegou em um determinado trecho,  Allan deu uma facada na vítima. Eu parei o carro e sai correndo pra dentro do canavial. O que aconteceu pra lá eu não sei porque só ficou o Allan e ele”, contou.

Willames França disse que só fugiu da cidade porque no outro dia após o crime, Allan Chrstian chegou com mais dois caras e fez ameaças. "Olhe dê no pé porque se não eu mato você e sua família”. Pra minha família não morrer eu fugi pra São Paulo", finalizou.

Vale lembrar, que antes de morrer, o comerciante Valcir Leite Tenório, contou para a familia que os autores da então, tentativa de homicídio eram Willames França e Allan Chrstian. 

Dois dias apos ficar internado em estado grave no HGE, Valcir Leite Tenoriio não resistiu e faleceu. 

Entenda o caso

No dia 20 de agosto deste ano, o comerciante Valdecir Leite Tenorio, 37, foi encontrado por populares em um canavial no povoado Bom Sucesso, no município de Coruripe, no litoral Sul alagoano. Valcir estava com o corpo todo queimado e com perfurações de faca no pescoço.

A vítima teve o corpo queimado com gasolina e golpeado com faca. Para não morrer, o comerciante se fingiu de morto.  Após praticarem o crime, os criminosos fugiram.

Mesmo ferido, a vítima conseguiu se arrastar e pedir socorro e foi encaminhado a uma unidade hospitalar em Coruripe e depois transferido para o HGE. .

Ele permaneceu dois dias internado em estado grave mas não resistiu e faleceu.

Antes de morrer, Valdecir Leite Tenório revelou aos  familiares que Willames França da Silva e Allan Chystian da Silva, foram os autores do crime.

A Polícia ainda não revelou a motivação do crime. 

Veja a entrevista na íntegra: