Política

Deputado Ricardo Nezinho adere a campanha de doadores de sangue

"Como cidadão, temos que participar de campanhas tão importantes como esta, principalmente quando "

POR: Assessoria
Deputado Ricardo Nezinho, adere a campanha de doadores de sangue
Assessoria

Aderindo a campanha de mais doadores, neste dia 14 de Outubro, Dia do Doador, o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), compareceu na manhã desta segunda-feira, no Hemoal de Arapiraca, para doar sangue. Ele aproveitou a oportunidade, para convidar os deputados alagoanos, entre eles, Breno Albuquerque, para fazerem parte desta corrente de doadores. "Como cidadão, temos que participar de campanhas tão importantes como esta, principalmente quando se trata de salvar vidas com a doação de sangue, como forma de amor ao próximo", disse o parlamentar.

Como o estoque de sangue do Hemoal  em Alagoas, está em apenas 31% do limite mínimo necessário, o órgão tem intensificado suas campanhas para atrair mais doadores. Segundo os coordenadores, caso o estoque não seja reforçado algumas cirurgias devem ser canceladas, informou a assessoria de Comunicação do órgão. “Apelamos mais uma vez à solidariedade dos alagoanos para que se candidatem à doação de sangue. Caso não aumentemos nosso estoque até sexta-feira [11], teremos que suspender as cirurgias eletivas”, salientou a gerente do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes, de Maceió. Postos de doação – Para se candidatar à doação de sangue em Alagoas é necessário se dirigir a dois endereços, em Maceió. No Hemoal Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. Já no Hemoal Farol, que funciona no Hospital Veredas, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

Já no interior do Estado, o gesto solidário pode ser praticado no Hemoal Arapiraca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O órgão está situado no mesmo prédio do Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. Critérios para doação – Os voluntários interessados em se candidatarem à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Também é necessário portar um documento de identificação com foto, segundo portaria do Ministério da Saúde. Para os menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

O impedimento para se candidatar à doação voluntária de sangue, ainda de acordo com o Ministério da Saúde (MS), atinge àqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. Quanto às gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Galeria de Fotos


deputado doação Política sangue saúde

Veja Também

Comentários