Saúde

Hospital de Arapiraca recebe paródia sobre Segurança do Paciente

Funcionários do Hospital Regional de Arapiraca realizaram ação

Por Assessoria 14/10/2019 17h05
Hospital de Arapiraca recebe paródia sobre Segurança do Paciente
A Segurança do Paciente faz parte das estratégias do programa “Uma Prioridade Global de Saúde”, do Governo Federal - Foto: Assessoria

Implantado em agosto do ano passado, Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, visa melhorar a qualidade e segurança do atendimento. Na semana passada, integrantes do projeto apresentaram uma paródia das ações implantas durante o período.
A música, segundo a gerente técnica Andreia Costa, busca levar aos pacientes e funcionários, de forma alegre e lúdica, informações sobre os objetivos da equipe. “Entendemos que essa é uma maneira simples, coloquial e de fácil assimilação, então resolvemos fazer a canção”, comentou Andreia.
A atuação do núcleo ocorre através da efetivação de seis estratégias – registrar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; identificação (pulseiras e leito), prontuário eletrônico e capacitação dos colaboradores. Desses, os últimos três já foram implantados.
A Segurança do Paciente faz parte das estratégias do programa “Uma Prioridade Global de Saúde”, do Governo Federal. “O que parece brincadeira é na verdade uma forma de levar um atendimento melhor para pacientes, num ambiente salubre e com uma dinâmica pensada em todos os seus níveis”, falou a responsável pelo núcleo, a enfermeira Michella Soares.

Trata-se de um processo de compreensão e que, de forma gradual, precisa ser incorporado por todos. Então, resolvemos usar da criatividade e ficamos bem felizes com o resultado, porque naturalmente as pessoas já saem cantando”, falou a coordenadora do Núcleo de Humanização, Eliane Félix.