Política

Fachin mandou PF ‘evitar exposição indevida’ em operação contra Collor

Ministro proibiu "indiscrição" no cumprimento das buscas e apreensões

Por Estadão Conteúdo 12/10/2019 14h02
Fachin mandou PF ‘evitar exposição indevida’ em operação contra Collor
Empresas de comunicação da família Collor tem quase R$ 300 milhões em dívidas - Foto: Reprodução

Ao autorizar a deflagração da Operação Arremate, que mira o senador Fernando Collor (PROS), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, disse que o parlamentar merece ‘deferência imprescindível à autoridade pública investida de mandato parlamentar’. Fachin proibiu ‘indiscrição’ aos agentes da Polícia Federal (PF) no cumprimento das buscas e apreensões.

“Determino, outrossim, que a autoridade policial evite exposição indevida, especialmente no seu cumprimento, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, bem como evitando o uso de armamento ostensivo”, anotou, antes de autorizar a investigação que mira suposta lavagem de R$ 6 milhões em imóveis.

O ministro ressaltou a gravidade dos fatos investigados. “Com todas essas considerações, tenho como justificada a relação necessária entre a diligência requerida e os correlatos fatos a serem apurados, assinalando que o conjunto de informações traz, mais uma vez, um quadro criminoso de singular gravidade, com envolvimento, em tese, de autoridade de Estado”.

A Operação Arremate foi deflagrada nesta sexta-feira (11) e pôs nas ruas 70 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao senador em Maceió (AL) e em Curitiba (PR). Os crimes teriam ocorrido a partir da compra de imóveis em hastas públicas em 2010, 2011, 2012 e 2016.