Polícia

Novo exame pericial encontra sangue em viatura da guarda municipal de Campo Alegre

Material biológico foi recolhido e será analisado por laboratório forense do Instituto de Criminalística de Alagoas

Por Assessoria 11/10/2019 11h11
Novo exame pericial encontra sangue em viatura da guarda municipal de Campo Alegre
Viatura da guarda passou por perícia onde ficou constatado a presença de sangue nos estofados. Foto: Aarão José. - Foto: Assessoria

O Instituto de Criminalística de Alagoas informou na manhã desta sexta-feira (11) o resultado do novo exame realizado na viatura da guarda municipal de Campo Alegre. A análise deu positiva para manchas de sangue no interior do veículo que teria sido usado no desaparecimento do pedreiro José Renildo Cassimiro da Silva, de 26 anos.

A perita criminal Neuma de Oliveira que está à frente do caso explicou que após ser acionada pela Polícia Civil para periciar alguns locais do suposto desaparecimento e a própria viatura, achou necessário trazer o veiculo para a sede do IC para um novo exame. Já que de acordo com as investigações, o veiculo havia passado por uma higienização antes de ser recolhido para a delegacia.

O novo exame utilizou um reagente químico, popularmente conhecido como Luminol, que detecta vários tipos de materiais biológicos, entre eles sangue humano. Quando o produto é aplicado e entra em contato com esse tipo de vestígio, acontece uma reação quimioluminescência, onde a mancha irradia luz, tornando-se visível no escuro, por isso, o exame foi feito a noite.

Durante o exame foram encontradas manchas de sangue nos estofados do banco do passageiro e da porta esquerda traseira que se encontra com o vidro quebrado. Com a confirmação positiva para sangue, o material foi recolhido e será encaminhado para o Laboratório de Genética Forense para posteriores exames de identificação humana.

No primeiro exame em local de suposto crime, a perita Neuma de Oliveira já havia encontrado e recolhido em uma estrada vicinal material biológico que pode ser sangue e estilhaços de vidros compatíveis com o da porta traseira da viatura da guarda. Também foram encontradas marcas de pneumáticos compatíveis com o pneu do veículo usado pelos guardas no dia do fato.

Após a conclusão do exame, o carro que estava custodiado no IC deverá ser encaminhado ainda hoje para a delegacia de Campo Alegre que investiga o desaparecimento do pedreiro Renildo Cassimiro, ocorrido no último dia 04 de outubro. O próximo passo do Instituto de Criminalística será analisar todos esses vestígios encontrados e concluir o laudo que também será enviado para o distrito policial.