Geral

OAB Talk previne pais e filhos sobre perigos na internet em Arapiraca

O projeto é desenvolvido em salas cedidas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Por 7Segundos 10/10/2019 08h08
OAB Talk previne pais e filhos sobre perigos na internet em Arapiraca
O projeto é desenvolvido em salas cedidas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Foto: Assessoria

OAB Talk previne pais e filhos sobre perigos na internet em Arapiraca

O OAB Talk, promovido pela Comissão de Tecnologia e Virtualização da OAB/Arapiraca, já passou por quatro comunidades no município e os membros da comissão já perceberam quais as principais questões levantadas pelas crianças e pelos responsáveis por elas em relação aos perigos no uso da internet e redes sociais, que começa cada vez mais precoce.

O tempo em frente a telinha do celular, o contato com pessoas desconhecidas e o cyberbullying são alguns dos assuntos trazidos nas palestras e debates promovidos pelo OAB Talk, que já passou pelas comunidades de Canafístula, Batingas, Olho d’Água dos Czuzinhas e Poção, na última terça (08). O projeto é desenvolvido em salas cedidas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Outras palestras já estão confirmadas, mas os locais e as datas ainda podem sofrer alteração. 

“A gente sabe que a internet é hoje o principal meio de comunicação e também o principal meio de aprendizado, no sentido que qualquer assunto que a gente quiser saber pode ser pesquisado lá. Isso é muito bom, mas o mau uso gera também muitos perigos, alguns deles obscuros, como vírus e spam, enquanto outros podem trazer sérios problemas vida real”, afirma o presidente da Comissão de Tecnologia e Virtualização, advogado Edson Vinícius.

Para iniciar a conversa sobre esses perigos, o OAB Talk costuma começar com um vídeo, que mostra crianças e adolescentes relatando passar muitas horas na internet. Em seguida é mostrado um experimento feito em um shopping, onde é colocada uma máquina de doces grátis, só que, em vez de chocolate, dentro da embalagem do doce tem uma mensagem explicando que a internet é exatamente igual: ela oferece algo que aparentemente é vantajoso, mas na realidade esconde suas verdadeiras intenções.

“Então mostramos os dez principais perigos que estamos expostos ao usar internet e redes sociais e, entre eles, está a pedofilia online, espionagem e bullying virtual. Então, a gente trabalha com as dúvidas e exemplos relatados por eles. No final a gente faz um resumo sobre os cuidados que as crianças e adolescentes devem ter e também orientamos os pais e responsáveis a fazer um acompanhamento dos uso, principalmente das redes sociais, pelos filhos”, declarou.

De acordo com o advogado, durante uma das edições do OAB Talk uma mãe relatou que descobriu que a filha estava mantendo conversas com uma pessoa desconhecida, que teria puxado assunto com teor sexual. “A mulher percebeu que a criança estava retraída, com o comportamento diferente do normal e, ao ter uma conversa com ela, a criança mostrou o celular. Ainda não temos certeza se era um pedófilo, mas a conversa dele não era apropriada para uma criança e tinha um teor sexual. É justamente para evitar coisas assim que sempre recomendamos que os pais ou responsáveis devem acompanhar o que os filhos fazem na internet, ver o que estão conversando no WhatsApp e em outras redes sociais”, disse Edson Vinícius.

O cyberbullying é outro tema normalmente levantado pelas crianças e jovens que assistem as palestras. O advogado afirma que eles costumam demonstrar conhecimento sobre as consequências do bullying que pode acontecer nas escolas, mas ainda ficam impressionados quando uma foto que desfavorável ou uma fake news podem se espalhar rapidamente e prejudicar a vítima. “Bastam segundos para que uma imagem compartilhada com a intenção de prejudicar uma pessoa em Santa Catarina, que fica em outro extremo do país chegue até aqui. Então falamos sobre o cuidado com o compartilhamento de conteúdos em grupos e as terríveis consequências que isso pode ter”, ressaltou.