Geral

Globo faz reunião para discutir futuro de Maju Coutinho no Jornal Hoje após série de erros e acende ‘alerta’

De acordo com um site, o nervosismo de Maju Coutinho no comando de Jornal Hoje se tornou motivo de assunto entre os diretores da Globo

Por TV foco 09/10/2019 09h09
Globo faz reunião para discutir futuro de Maju Coutinho no Jornal Hoje após série de erros e acende ‘alerta’
Maju Coutinho estreou recentemente como apresentadora titular do Jornal Hoje - Foto: Reprodução

A apresentadora Maju Coutinho fez sua estreia como nova âncora do Jornal Hoje no último dia 30 de setembro, e faz parte de uma série de mudanças que a Globo vem fazendo em sua programação, a fim de tentar reverter os resultados abaixo do esperado na audiência que a emissora vem registrando nos últimos meses no horário vespertino, com sucessivas derrotas para o quadro A Hora da Venenosa, comandado por Fabíola Reipert, na Record.

No entanto, em sua primeira semana à frente do Jornal Hoje, um suposto nervosismo de Maju Coutinho, que acabou culminando em uma série de erros ortográficos (principalmente de concordância), estaria sendo visto como algo preocupante pela alta cúpula da Globo.

De acordo com informações dos jornalistas Daniel Castro e Paola Zanon, do site Notícias da TV, o nome de Maju Coutinho e seu suposto nervosismo se tornou pauta em uma reunião dos principais diretores de jornalismo da Globo, que aconteceu nessa segunda-feira, 07.

O site diz ainda que, apesar dos pequenos erros, como confundir nome de repórter, e engolir uma ou outra letra, a reação nos bastidores da Globo é vista por ângulos diferentes: de um lado aqueles que torcem por Maju Coutinho; do outro, há aqueles que ficaram com inveja da ascensão meteórica da apresentadora, e apontam que existem profissionais mais experientes e competentes para ocupar a bancada do Jornal Hoje.

A ida de Maju Coutinho para o Jornal Hoje foi anunciada pela Globo em uma série de mudanças no jornalismo da emissora, que deu início a uma verdadeira dança das cadeiras. A começar pelo pedido de aposentadoria de Sérgio Chapelin. Em seu lugar no comando do Globo Repórter, o canal escalou Sandra Annenberg, que deixou o JH, para que Maria Júlia, até então apresentadora do tempo do Jornal Nacional, assumisse o posto de nova âncora do telejornal vespertino.

Com a escalação de Maju Coutinho para o JH, a Globo também precisou fazer mudanças no time de apresentadores do tempo. Com isso, Anne Lottermann foi promovida como a nova moça do tempo do Jornal Nacional, e Eliana Marques ocupa a mesma função, só que Jornal Hoje.

Além disso, a promoção de Maju Coutinho para o Jornal Hoje foi vista como uma tentativa da Globo de trazer maior diversidade para sua programação, ocupada, majoritariamente, por apresentadores brancos. Nas redes sociais, os internautas comemoram a decisão da emissora e parabenizaram a jornalista por todo o sucesso.