Geral

[Vídeo] 3º BPM realiza 5º Corridão / Marcha com Pelotão Mirim em alusão ao Dia da Criança

Atividades foram realizadas no Parque Ceci Cunha e na piscina do Corpo de Bombeiro

Por 7segundos 09/10/2019 12h12
[Vídeo] 3º BPM realiza 5º Corridão / Marcha com Pelotão Mirim em alusão ao Dia da Criança
Atividades foram realizadas no Parque Ceci Cunha e na piscina do Corpo de Bombeiro - Foto: Soldado Jonathan Pedro / 3º BPM

Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de Outubro, o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) promoveu o 5º Corridão / Marcha com os estudantes que fazem parte do projeto Pelotão Mirim. A concentração ocorreu na manhã desta quarta-feira (09) no Parque Ceci Cunha, Centro do município.  

As atividades iniciaram com a corrida no entorno do Parque Ceci Cunha e em outras áreas da cidade. Enfileirados e uniformizados os estudantes entoaram cânticos militares que fazem parte da disciplina da corporação.

Após a realização do evento nas ruas, os estudantes tiveram um momento de lazer e descontração na piscina da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Arapiraca.

De acordo com a coordenadora do Pelotão Mirim, a cabo Jaqueline Maria de Oliveira Praxedes, atualmente estão matriculadas 86 crianças dos municípios de Arapiraca, Craíbas e Limoeiros de Anadia.  

Os alunos são indicados pelas prefeituras e geralmente são crianças de escolas públicas que vivem em comunidades de maior risco de vulnerabilidade social.  A idade mínima para ingressar é 10 anos. 

O 3º BPM também disponibiliza uma oferta uma quantidade de vagas para o público geral. A seleção é realizada no mês de fevereiro e os interessados devem procurar o 3º BPM.

Dentre as matérias que fazem parte do cronograma do projeto, estão atividades que envolvem civismo, ordem unida, primeiros socorros, prevenção ao uso de drogas, preparativo para ingressar na Escola Limitar.

Pelotão Mirim

O projeto, pioneiro no Nordeste, é desenvolvido em parceria com as prefeituras de Arapiraca e Limoeiro de Anadia e conta com uma equipe formada por policiais militares e educadores, voltada para o desenvolvimento das atividades de fortalecimento da cidadania, inserção social e integração entre a família, escola e comunidade.

O projeto socioeducativo é executado pelo 3º Batalhão de Arapiraca e, em 2015, ganhou o prêmio de ações inovadoras na gestão pública do Estado.