Desenvolvimento

Licença de Instalação da Mineração Vale Verde é prorrogada

Licença foi entregue pelo governador Renan Filho na última sexta

Por Assessoria 08/10/2019 18h06
Licença de Instalação da Mineração Vale Verde é prorrogada
A empresa recebeu o governador Renan Filho, em nova visita técnica - Foto: Assessoria

A última sexta-feira (4) ficará marcada na memória dos que fazem a Mineração Vale Verde (MVV), no Agreste alagoano. A empresa recebeu o governador Renan Filho, em nova visita técnica às obras do Projeto Serrote, que seguem aceleradas na zona rural da cidade de Craíbas.

Renan Filho fez a entrega da Licença de Instalação (LI) para que o andamento dos trabalhos na MVV possa continuar a ser realizado dentro dos parâmetros avalizados pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas.

O documento tem validade até outubro de 2021 e é uma prorrogação à LI anterior, em conformidade a diversas condicionantes técnicas com base na Resolução Normativa nº 10/2018, do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), e na lei nº 6.787/06.

Além desta prorrogação, Renan Filho também entregou nas mãos do gerente de Construção da MVV, Marco Magalhães, e do coordenador de Meio Ambiente da MVV, André Maia, a nova autorização de Supressão Vegetal do Projeto Serrote.

Vale salientar que o local é também Área de Interesse Ecológico, com o IMA e a MVV tendo assinado um termo de cooperação técnica buscando a preservação da caatinga, único bioma verdadeiramente brasileiro.

Investimento Local

“Esta é, sem dúvida, a empresa privada mais importante de Alagoas dos últimos anos, trazendo investimentos robustos para a nossa terra. A MVV realiza o percurso contrário: contrata gente da região e faz a economia girar dentro do nosso próprio estado, capacitando inclusive os fornecedores que atuam junto dela”, diz Renan Filho.

Em sua fala, ele acabou enfatizando o lançamento do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores que ocorreu na última quinta (3) envolvendo 50 empresas selecionadas a partir de edital.

Para Marco Magalhães, este é um momento que carimba o compromisso da Mineração com o estado.

“O objetivo da Vale Verde é desenvolver a região. A nossa premissa é usar 70% da mão de obra local e temos feito isso a partir de várias parcerias e programas como o de fornecedores e o de qualificação profissional, este último contando com o apoio do Sesi/Senai e das prefeituras de Arapiraca e Craíbas”, comenta o gerente de Construção da MVV.

O prefeito de Craíbas, por sua vez, enfatizou a geração de emprego e renda para o Agreste. “Isso aqui significa, não só para Craíbas, mas para a região, o progresso e o desenvolvimento, onde estamos já empregando centenas de pessoas daqui e de outros estados. Agora não tem volta: a MVV é uma realidade! Nos próximos meses, ela estará operando e fazendo a extração e o beneficiamento de cobre”, pontua o prefeito de Craíbas, Ediel Leite.

Estiveram ainda presentes no evento o vice-prefeito de Craíbas, Neto Pedro; o ex-prefeito de Craíbas, Dinho Leite; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; o diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes; e o superintendente do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste), Ivens Barbosa, além dos vereadores de Craíbas, Manoel Folha; Nando Rosendo; Eduardo Farias; Sargento Ivan; Sônia do Tatá; Niraldo Crispim; Fusquinha; Oseas Ferreira; e Auberaldo Gomes.