Cultura

Iniciativa visa repaginar ruas históricas do centro de Arapiraca

Evento vai reunir moradores, empresários e órgão públicos nesta terça-feira (8)

Por 7 Segundos 07/10/2019 17h05
Iniciativa visa repaginar ruas históricas do centro de Arapiraca
Laboratório de revitalização urbana - Foto: Divulgação

A FDS, em parceria com a Organize Consultoria e Projetos, reúne nesta terça-feira (8), às 19hs, moradores do Centro de Arapiraca, órgãos públicos, entidades e comunidade em geral para darem sua colaboração no projeto de requalificação das ruas Olavo Bilac e São Vicente, ambas ruas históricas do município.

Muita história gira em torno do centro de Arapiraca. É do centro que partiu boa parcela da organização e do desenvolvimento econômico da região através da cultura fumageira e a tradição comercial pautada pela feira livre,  que já foi uma das maiores do Nordeste. Aprofundando esse ponto para a área em questão, a FDS Coworking encontra-se entre duas ruas de suma importância para o desenvolvimento da cidade de Arapiraca: RUA OLAVO BILAC e RUA SÃO VICENTE, em antigos galpões de fumo construídos na década de 1950.

As edificações contam a história das ruas tradicionais, que caíaram no esquecimento por alguns anos. No intuito de valorizar (em todos os aspectos) e torná-las as ruas mais charmosinhas de Arapiraca, o Fábrica de Sonhos UrbanLab busca alternativas inteligentes como a coleta seletiva, circuitos de intervenções urbanas, desde a arte até intervenções físicas, acessibilidade, hortas, recuperação de fachadas, para que as ruas sejam vistas e vividas respeitando a história e a importância que elas têm para o cenário local.

O laboratório de inovação urbana é uma iniciativa da FDS Coworking, com a característica de promover intervenções artísticas nas ruas da cidade de Arapiraca e também passa a propor um impacto maior, buscando soluções inteligentes para os problemas existentes nas ruas com a participação ativa da população.