Política

Limoeiro de Anadia ganhará maior complexo de pesquisa agroflorestal sintrópica da região

Unidade irá contar com viveiros para a produção de mudas que serão utilizadas no reflorestamento do município

Por Assessoria 05/10/2019 10h10
Limoeiro de Anadia ganhará maior complexo de pesquisa agroflorestal sintrópica da região
Unidade irá proporcionar a produção de mudas para arborizar Limoeiro - Foto: Assessoria

Na manhã desta sexta-feira (4) o prefeito Marcelo Rodrigues anunciou uma importante obra voltada à pesquisa ambiental no município de Limoeiro de Anadia. Trata-se da unidade agroflorestal sintrópica, que contará com viveiros para a produção de mudas nativas para o reflorestamento de todo o município.

Acompanhado do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, e várias autoridades, Marcelo Rodrigues visitou a área onde será implantado o empreendimento.

Localizado às margens da rodovia AL 220 no povoado Genipapo, o terreno que, durante décadas, deu lugar ao cultivo da cana-de-açúcar, em breve se transformará num centro referência em pesquisas para escolas e universidades da região.

No local ainda será construído um moderno Centro Educacional e Esportivo que representará um grande polo de educação em todas as áreas. Em anexo será implantada uma usina solar, que deverá gerar mais de 40 mil kwts de energia às comunidades circunvizinhas.

“Em pouco tempo estaremos iniciando essa importante obra, onde teremos produção de mudas nativas, agregada a produção de hortaliças e peixes”, assegurou Marcelo Rodrigues.

MUDAS

Na oportunidade, o secretário de Estado, Fernando Pereira, anunciou que no próximo inverno, estará enviando mais de 10 mil mudas de árvores nativas ao município de Limoeiro de Anadia, além da perfuração de quatro poços artesianos. A entrega das mudas faz parte do programa Planta Alagoas.

Além do prefeito Marcelo Rodrigues e do secretário de Estado, Fernando Pereira, participaram da solenidade o vice-prefeito Luciano Soares; a primeira dama Cida Oliveira; o coordenador do projeto Plante Alagoas, Adolfo Barbosa; além de secretários municipais, vereadores e lideranças da região.

POÇO ARTESIANO

No local a Semarh realizou a perfuração de um poço tubular profundo que fará a distribuição de água para todo o complexo e a reserva.