Agreste

Renan Filho anuncia programa “Saúde nas Cidades” durante Governo Presente no Agreste

Governo vai dobrar os investimentos para fortalecer a Atenção Básica

Por 7Segundos 04/10/2019 11h11
Renan Filho anuncia programa “Saúde nas Cidades” durante Governo Presente no Agreste
Governo vai dobrar os investimentos na saúde para fortalecer a Atenção Básica - Foto: João Henrique /7Segundos

Na manhã desta sexta-feira (04) o governador Renan Filho, por meio da Secretária Estadual da Saúde, anunciou que nos próximos meses será lançado o programa Saúde nas Cidades. O programa vai beneficiar os 102 municípios alagoanos impulsionando os serviços da Atenção Básica na saúde pública. O anuncio foi realizado durante entrevista coletiva concedida à imprensa, no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca.

 O anúncio do novo programa destinado a saúde faz parte das ações da 10ª edição do Governo Presente, que acontece no período de 3 a 5 de outubro no Agreste. O secretário estadual de Saúde, Alexandre Aires informou que o governo do estado vai dobrar os investimentos da Atenção Básica com a implantação do programa Saúde nas Cidades. Com isso, o usuário terá um acesso mais rápido a medicamentos e serviços.   

“Não dá pra ficar gastando os recursos da Saúde somente com Média e Alta complexidade. A prioridade tem que ser o investimento na Atenção Básica nos 102 municípios alagoanos”, afirmou o secretário.  

Ainda em Arapiraca, o governador realizou a entrega de kits de medicamentos que serão destinados aos municípios da região. Os medicamentos fazem parte do Programa Dose Certa que já está na segunda fase, e tem como principal objetivo, fortalecer a Atenção Básica em todo o estado. Serão destinados R$ 1, 2 milhão em medicamentos que vão beneficiar 12 municípios do agreste,

"É uma contribuição do governo do estado para os municípios entregarem os medicamentos para os cidadão, sobretudo os de baixa renda.  As vezes o cidadão vai medico entrega a receita e o paciente não tem condições de comprar os medicamentos”, afirmou o governador.

 

Também foram entregues 8 ambulâncias e 7 motocicletas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de mais de mil macacões para os técnicos em saúde.

A agenda do governador nesta sexta-feira, inclui a entrega de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no município de Taquarana; a entrega de um sistema coletivo de abastecimento de água em uma comunidade rural de Coité do Noia; inauguração do acesso que interligou o município de Lagoa da Canoa ao povoado Mata Limpa e a assinatura da ordem de serviço de mais um Cisp no Agreste.

“São obras muito importantes que fortalecem a segurança, a saúde e infraestrutura dos municípios do Agreste Alagoano”, finalizou o governador.  

No total, são treze municípios da região vão receber, simultaneamente, uma série de inaugurações, entregas de equipamentos e mutirões de serviços do Estado. A estimativa é que o Governo Presente atenda cerca de 30 mil pessoas. Serão beneficiados os municípios de Arapiraca, Campo Alegre, Feira Grande, Igaci, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia, Olho D’Água Grande, Campo Grande, Taquarana, Coité do Nóia, Craíbas, Lagoa da Canoa e São Sebastião.