Polícia

Polícia Civil de Arapiraca faz devolução de celulares roubados

Uma campanha para a não compra de aparelhos sem nota fiscal também está sendo iniciada

Por 7 segundos com Assessoria 03/10/2019 17h05
Polícia Civil de Arapiraca faz devolução de celulares roubados
Celulares devolvidos Operação Zuruó - Foto: Cortesia

A Delegacia Regional de Arapiraca, comandada pelo Delegado Everton Gonçalves, deu início na tarde desta quinta-feira (3) a OPERAÇÃO ZURUÓ, que visa à recuperação e devolução de aparelhos telefones celulares roubados/furtados.

Replicando a ideia iniciada pelo Delegado José Carlos da Delegacia de Roubos da Capital, a 4a DRP diligenciou durante a semana e conseguiu recuperar cerca de 20 aparelhos de telefone celular, os quais foram devolvidos aos proprietários na tarde desta quinta-feira(3).

O Delegado Everton explica que as pessoas que adquirem aparelhos sem nota fiscal ou sem garantia de procedência podem estar cometendo o crime de receptação. Assim, a Autoridade Policial orienta a não mais realizar negócios dessa maneira, pois a pessoa pode até ser presa. Durante a devolução algumas pessoas fizeram relatos sobre a não compra de aparelhos sem nota ou garantia (veja o vídeo abaixo).

Na Operação Zuruó a pessoa identificada como usuário/possuidor de um aparelho roubado é convidado a comparecer à delegacia e devolver o objeto, explicando como o adquiriu, ficando assim isento de responsabilidade. Aos que não comparecerem, fica o risco de serem presos a qualquer momento pelo delito de receptação.

A orientação vale também aos que revendem e comercializam aparelhos celulares sem procedência, tendo em vista que comentem um crime mais grave de receptação qualificada.

O nome dado à operação (ZURUÓ) é uma expressão nordestina que significa pessoa ou alguém amalucado, avoado, ou seja, que adquire produto de origem ilícita correndo risco de ser preso.