Geral

Renan Filho lamenta falecimento do desembargador Antônio Sapucaia

Governador lançou uma nota nesta quinta-feira (03)

Por Assessoria 03/10/2019 10h10
Renan Filho lamenta falecimento do desembargador  Antônio Sapucaia
Renan Filho (MDB-AL) - Foto: Reprodução/TV Cidadã

NOTA DE PESAR: ANTÔNIO SAPUCAIA

Hoje é um dia de dor e saudade para todos nós em Alagoas. Dia de dar adeus e render homenagens ao grande alagoano Antônio Sapucaia da Silva. Seu coração generoso e valente parou, aos 81 anos.

Sapucaia nasceu na minha querida Murici, mas logo cedo sua família se mudou para o Pilar, terra que ele sempre amou e que o considera um filho seu.

Jornalista, escritor, advogado, juiz, desembargador, membro da Academia Alagoana de Letras, Antônio Sapucaia deixou sua marca profissional e pessoal – a competência, o zelo ético e a simpatia cativante – por toda parte onde passou.

Em 2008, ao completar 70 anos, aposentou-se compulsoriamente para o merecido descanso. Mas ainda tinha o que dar a Alagoas, e aceitou o pedido para ser diretor-presidente do Detran-AL. Em apenas dois anos, entregou o Detran saneado e renovado na gestão e na imagem. Aí, sim, resolveu descansar, mas nem tanto. Intelectual curioso e inquieto, ainda encontrou tempo para exercitar a memória e colocá-la no papel.

Seu último trabalho publicado saiu em agosto passado, e me orgulho porque o livro é fruto de parceria com o Governo do Estado: Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia, organizado por ele, Moacyr Sant’Ana e Antonio Aleixo, já nasceu como obra histórica e remonta aos tempos do Sapucaia repórter e advogado, que há 50 anos entrevistou o principal acusado de assassinar Delmiro, atuou em sua defesa e pesquisou o controverso crime.

É este magistrado, servidor e homem público exemplar que partiu hoje e que ficará na lembrança afetiva de quem o conheceu, e permanecerá para sempre na História de Alagoas.

Meus profundos sentimentos à dona Marly pela perda do marido e companheiro de tantos anos; a toda a família e aos inúmeros amigos e admiradores que Antônio Sapucaia fez e cultivou ao longo da vida.