Agreste

[Vídeo] Prefeitura não inaugura ecoponto e moradora denuncia lixão no bairro Primavera  

Eco ponto foi construído há mais de três meses

Por 7Segundos 03/10/2019 07h07
[Vídeo] Prefeitura não inaugura ecoponto e moradora denuncia lixão no bairro Primavera  
Lixão está acumulado ao lado do ecoponto e do Cras do bairro Primavera - Foto: João Henrique /7Segundos

Um vídeo gravado por uma moradora no bairro Primavera, em Arapiraca, demonstra a revolta da população com a ineficiente gestão do prefeito Rogério Teófilo. Nas imagens gravadas, a moradora mostra uma montanha de entulhos que está acumulando em frente a feira da troca. O mais contraditório dessa situação é que no local foi construído um ecoponto e nunca foi inaugurado.

A denúncia segue com a moradora afirmando que além do mau cheiro com o descarte até de animais mortos como gato e cachorro, o risco de contaminação de doenças é constante em função de vários focos do mosquito da dengue.

Outro problema que se agrava com o descarte irregular de lixo é a fumaça que se espalha pelo bairro com a queimada dos entulhos, galhos de árvores e outros materiais descartados.

No vídeo, a moradora afirma que o pai tem problemas respiratórios e sofre com as queimadas. Na mamhã desta quinta-feira (03) nossa equipe foi até a casa da denunciante mas ela não estava. Vizinhos informaram que ela está com o pai hospitalizado 

A moradora pede desesperadamente que a Prefeitura tome alguma providência no sentido de exigir do responsável pelo terreno baldio que o local seja cercado para evitar essa situação.

Vale lembrar que o descarte de material em local proibido é crime ambiental e pode ser passível de multa de até R$ 1.500. Mas como punir a população se a Prefeitura não cumpre com a obrigação de fiscalizar ou de inaugurar os pontos de descartes autorizados?

A denunciante finaliza o vídeo denunciando que até o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Primavera está prejudicado com situação.

Fumaça e ameaças 

Uma outra moradora, entrevistada pela nossa equipe de reportagem, na manhã desta quinta (03) Margarete Alves, informou que há dez dias a fumaça é continua sem parar. " Tocaram fogo e a fumaça é insuportável. A Prefeitura enviou uma cacamba de água para tentar apagar o fogo mas não resolveu. 

Ela informou que após a repercussão do vídeo nas redes sociais, uma equipe da gestão municipal foi até o local e pediu para que eles não falassem do prefeito e que iriam resolver o problema, mas até agora nada foi resolvido.