Educação

DF e mais 15 estados aderem a modelo de escola cívico-militar do MEC

A proposta da pasta é implementar 216 unidades em todo o país até 2023, sendo 54 por ano

Por Metrópoles 01/10/2019 10h10
DF e mais 15 estados aderem a modelo de escola cívico-militar do MEC
DF e mais 15 estados aderem a modelo de escola cívico-militar do MEC - Foto: Reprodução

Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta terça-feira (01/10/2019) o balanço da adesão ao modelo de escolas cívico-militares proposto pela pasta. Das 27 unidades federativas do país, entre elas o Distrito Federal, 16 adotaram a proposta.

Em três das cinco regiões do país – Centro-Oeste, Norte e Sul -, todas as unidades da Federação manifestaram o interesse. Por outro lado, oito dos nove estados do nordeste não aderiram ao programa. São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo também optaram por ficar de fora.

O modelo de escola cívico-militar é uma proposta do governo federal para uma gestão escolar compartilhada entre educadores e militares. A ideia é implementar 216 unidades em todo o país até 2023, sendo 54 por ano.

Veja os estados que não aderiram ao programa: Bahia;Sergipe;Pernambuco;Piauí;Alagoas;Maranhão;Rio Grande do Norte;Paraíba;São Paulo;Rio de Janeiro;Espírito Santo.

Por alguns estados não terem aderido ao programa, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que as escolas podem ser repassadas para os demais entes federativos. “Estávamos prevendo duas [escolas cívico-militares] por estado. Então, como a gente teve 11 estados que não aderiram, podemos transferir”, explicou.

Para o ano que vem, o orçamento do programa é de R$ 54 milhões — R$ 1 milhão por escola. O dinheiro será investido no pagamento de pessoal e em melhoria de infraestruturas.