Saúde

Governo Presente oferece ações e serviços de saúde ao Agreste a partir desta quinta-feira (3)

Com foco na medicina preventiva, o Circuito Saúde estará à disposição da população, levando informação e oferecendo exames e vacinas

Por Assessoria 01/10/2019 11h11
Governo Presente oferece ações e serviços de saúde ao Agreste a partir desta quinta-feira (3)
Governo Presente oferece ações e serviços de saúde ao Agreste a partir desta quinta-feira (3) - Foto: Assessoria

A partir desta quinta-feira (3), durante o 10º Governo Presente, os moradores de Arapiraca, Craíbas e Feira Grande terão acesso a diversos serviços através do Circuito Saúde, que tem como intuito é melhorar a qualidade de vida da população. As ações, promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), levarão conhecimento e possibilitarão aos moradores o acesso a informações com o propósito de evitar diversas doenças.

Até o sábado (5), os moradores da região Agreste poderão avaliar o peso, aferir a pressão arterial, medir a glicemia capilar e tomar diversas vacinas. Além disso, também poderão farão testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites virais. No caso de ser diagnosticada alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o usuário terá, na hora da consulta, o aconselhamento psicológico para que seja iniciado o tratamento imediatamente. 

E para combater à proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, os agentes de endemias da Sesau estarão presentes orientando a população.  Através de um insetário, eles mostrarão, de forma didática, toda a evolução do mosquito, desde o ovo até a larva e a pulpa.

Em Arapiraca - Na sexta-feira (4), a Arena Saúde estará montada a partir das 8h30, no estacionamento do Arapiraca Garden Shopping com todos os serviços de saúde. 

Ainda como parte da campanha de conscientização do Setembro Verde, que tem como proposta informar a população sobre a importância de se declarar um doador de órgãos, técnicos da Central de Transplantes de Alagoas farão uma sensibilização com a população. Também haverá orientações sobre prevenção de doenças bucais, escovação e limpeza correta dos dentes, bem como práticas laborais e consultas nutricionais.

“Quem comparecer ao Circuito Saúde nessas cidades vai poder levar, depois das consultas, kits para combater as IST, com preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes à base de água. Haverá também kits com hipoclorito de sódio para deixar a água própria para o consumo humano, seja para beber ou lavar as frutas e verduras. E com relação à higiene bucal, serão distribuídas escovas, fio e creme dental, além de um lanche saudável, repleto de um mix de frutas da época”, salientou a coordenadora do Governo Presente na saúde, Svetlana Barros.

Feira Grande – Durante os três dias do evento (3, 4 e 5), a Arena Saúde estará montada na Ginásio Poliesportivo Jair Carvalho de Lira e os serviços disponíveis a partir das 8h30. No dia da abertura, além da ação dos técnicos da Central de Transplantes de Alagoas, os moradores terão acesso a consultas com uma médica angiologista, que vai ficar responsável para diagnosticar as patologias que acometem a população, sobretudo os vasos do sistema circulatório e linfático.

A população vai poder ter acesso a exames de hemograma, eletrocardiograma, raios-x, assim como a consultas médicas nas especialidades de pediatria, clínica, dermatologia, oftalmologia e ortopedia. “Como vamos ter um ortopedista, se houver um paciente que precise fazer um exame de raios-x, ele será encaminhado direto ao Hospital de Emergência do Agreste, que é vinculado à Sesau, para fazer o exame”, disse Svetlana Barros.

Craíbas - O Ginásio Poliesportivo José Fernando de Farias também abrigará, durante os três dias (3,4 e 5), diversos serviços de saúde. De acordo Svetlana Barros o Circuito Saúde, em Craíbas, oferecerá também outros exames, onde o usuário será encaminhado para Maceió, como, por exemplo, a densitometria óssea e ultrassons de mama, pélvica endovaginal e de abdômen total. “Quem for se submeter à triagem desses exames e tiver a necessidade de tratamento, será encaminhado ao Cedim [Centro de Diagnóstico e Imagem], que fica localizado dentro da Uncisal [Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas], no Trapiche da Barra, em Maceió”, orientou a coordenadora do Governo Presente na saúde.

Circuito Primeira Infância – Nos dias 3 e 4, em Craíbas, as gestantes e as crianças das escolas municipais irão receber diversas orientações sobre amamentação, alimentação saudável e os cuidados que devem ser tomados antes, durante e após o parto. Além de explicar às gestantes sobre a forma correta de amamentar, para evitar dores, fissuras nas mamas, mastites, entre outras intercorrências, que podem desestimular a amamentação, os técnicos da Sesau vão orientar as futuras mamães sobre os prejuízos do uso da mamadeira e chupeta.

“As mães serão informadas sobre a alimentação adequada durante a gestação e lactação. De forma didática e prática, os técnicos da Sesau ainda vão ensinar como deve ser feito o banho do bebê. Também prestarão esclarecimentos sobre a higienização e cuidados com o cordão umbilical, que continua ligado ao corpo do recém-nascido após o nascimento, prevenindo assim o tétano neonatal, doença que pode acometer recém-nascidos de dois a 28 dias de vida”, salientou Svetlana Barros.

Ainda no Circuito Primeira Infância haverá pintura do ventre, uma prática que pode ser considerada como humanizadora na assistência materna e infantil. Paralelamente os técnicos irão orientar as mães sobre a prevenção de acidentes domésticos, como afogamentos, queimaduras, engasgos, entre outros.