Trânsito

Veículo da SMTT de Arapiraca estaciona em vaga exclusiva para deficiente físico

Suposta infração foi registrada no estacionamento de uma loja de departamentos

Por 7Segundos 01/10/2019 11h11
Veículo da SMTT de Arapiraca estaciona em vaga exclusiva para deficiente físico
Suposta infração foi registrada no estacionamento de uma loja de departamentos - Foto: Redes sociais

Em tempos de redes sociais não há nada que fique foram dos registros de internautas mais atentos. Nesta segunda-feira (30), uma foto de uma viatura da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca estacionada em uma vaga para deficiente viralizou na internet.

A imagem mostra o carro estacionado em frente a uma grande loja de departamentos localizada no final da Rua Marechal Deodoro. O veículo que faz parte de um órgão de que fiscaliza o trânsito só poderia estacionar em lugares proibidos se estivesse realizando alguma atividade ligada a sua área de atuação.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando estão em serviço.

Mas o que uma viatura da SMTT estaria fiscalizando na loja de departamentos de Arapiraca? O trânsito dos pedestres que estavam realizando compras? A correria de crianças pelos corredores do estabelecimento comercial?   

De acordo com internautas que entraram em contato com a redação do Portal 7Segundos, e que teriam flagrado o momento em que a viatura estava estaciona em lugar proibido, não havia nenhum tipo de fiscalização externa que justificasse o estacionamento naquele local.

Quando o veículo que comete o ato irregular está associado a órgãos públicos ou autoridades de trânsito a revolta é ainda maior.

“Isso é um abuso de autoridade. Muitas vezes somos surpreendidos com uma multa que chega nos correios sem nem sequer sermos avisados, ou praticado tal infração. Mas os agentes de trânsito agem como se fossem donos da cidade”, é revoltante.  

Vale lembrar que estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial, rende multa gravíssima com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47

Ao contrário das denúncias, a assessoria de comunicação da SMTT de Arapiraca enviou nota informando que não houve irregularidade no estacionamento do veículo da SMTT porque os agentes estavam em serviço de fiscalização.

Outras irregularidades

Um local de estacionamento proibido e que constantemente é visto com veículos estacionados irregularmente, inclusive da Polícia Militar e da SMTT, é em frente a um restaurante localizado na Rua Vicente Nunes de Albuquerque, no bairro Caititus. O restaurante que é famoso há década pela tradicional comida regional é bastante frequentado pessoas da alta sociedade.

Mas a rua é a principal via de acesso de veículos particulares e coletivo ao Centro Administrativo. O pico no trânsito é horário entre 12h e 13h, quando os clientes do famoso restaurante chegam para saborear a comida regional.

Veja a nota da SMTT na íntegra : 

Em fiscalização, viatura tem livre permissão de estacionar

Com relação à fotografia divulgada nas redes sociais a respeito de uma viatura da SMTT estacionada em uma vaga especial para deficiente, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito em nome da Diretoria de Fiscalização informa que o veículo em fiscalização gozam de livre circulação, estacionamento e parada, conforme o Artigo 29, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O artigo estabelece que: os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de FISCALIZAÇÃO e OPERAÇÃO de TRÂNSITO e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada...
Mesmo em condições favoráveis, a superintendência da SMTT orienta que os agentes de segurança viária só o façam nos casos em que não puder colocar o veículo em outro espaço de estacionamento. Foi o que aconteceu no momento da fiscalização no interior da empresa Carajás, na manhã da última sexta-feira (27), quando realizam fiscalização de estacionamento irregular.