Meio ambiente

[Vídeo] Manchas de piche surgem em praia no município de Coruripe

Durante toda a manhã, pescadores e donos de barracas à beira mar recolheram o produto

Por 7 Segundos 26/09/2019 13h01
[Vídeo] Manchas de piche surgem em praia no município de Coruripe
Praia de Lagoa do Pau amanheceu tomada por manchas de piche nesta quinta (25) - Foto: Agapito Santana/ reprodução

Pescadores e donos de bares e restaurantes à beira mar no povoado Lagoa do Pau, em Coruripe, estão preocupado com o surgimento de manchas de piche, desde a manhã desta quinta-feira (26). Apesar da maré cheia estar levando a poluição embora, a população local e comerciantes trabalharam para limpar a faixa de areia.

"De longe, parecia sargaço. Mas quando chegamos aqui foi que percebemos que piche mesmo. Passei a manhã limpando a parte da frente, para não deixar o piche chegar na barraca. Outros comerciantes e pescadores fizeram o mesmo. Alguns chegaram a levar para casa, para usar como betume nas embarcações", explicou Edney Santana, proprietário de um restaurante.

Segundo ele, apesar do fim de semana estar próximo, não havia turistas na região na manhã desta quinta. "Ainda bem porque o piche iria assustar os banhistas. Pela quantidade que tinha logo cedo era impossível entrar no mar, porque o piche fica agarrado na pele. Só por ter limpado a parte aqui da frente estou com os pés sujos e para tirar, vou precisar comprar gasolina, porque não sai com outro produto", declarou.

Algumas horas depois, à medida que a maré foi enchendo, a maiora parte das manchas que estavam na areia foi levada embora pela correnteza. Mas isso não diminuiu a preocupação da população local em relação à poluição.

"A correnteza levou as manchas de piche, mas depois que a maré baixar novamente, ninguém sabe onde elas irão parar. Além disso, a gente se preocupa também porque sempre que acontece algo assim, depois aparecem muitos animais mortos", disse.

Edney Santana afirmou que não foi vista na região nenhuma embarcação que pudesse ter derramado o produto poluente, mas disse que o problema vem se repetindo em outras praias do Nordeste. "Vi, na televisão, locais onde a situação é muito pior, onde as manchas chegam a ter mais de um metro de diâmetro", completou.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente divulgou que uma mancha de óleo está se espalhando pelo litoral Nordestino. Neste mês de setembro, até agora, há registro de 99 pontos afetados pelo problema, em 46 municípios nos oito Estados.