Política

Estudantes da rede pública municipal participam de blitz educativa em Girau do Ponciano

“No trânsito, dê sentido à vida” segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas

Por Assessoria 26/09/2019 10h10
Estudantes da rede pública municipal participam de blitz educativa em Girau do Ponciano
Estudantes da rede pública municipal participam de blitz educativa em Girau do Ponciano - Foto: Assessoria

Na manhã desta quarta-feira, 25, Dia Nacional do Trânsito, alunos da Escola Tiradentes, localizada no Centro de Girau do Ponciano, participaram de uma blitz educativa com o objetivo de conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro, com esta ação, a SMTT –Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, a SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, fecham a Semana Nacional do Trânsito, que é comemorada todos os anos sempre de 18 a 25 de setembro.

Durante o evento os alunos apresentaram uma peça teatral mostrando os cuidados que os pedestres devem ter ao atravessar a rua, usando sempre a faixa de pedestre e obedecendo aos sinais de trânsito como o semáforo e, juntamente com as professoras, diretoras e demais membros da SEMEC, SMTT e SMS, fizeram panfletagem para motoristas, motociclistas e pedestres que paravam no semáforo da Av. Tiradentes.

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Para este ano, o tema “No trânsito, dê sentido à vida” segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros.

Para o Superintendente da SMTT, Gonçalo Liobino, que fez uma breve palestra para os alunos e demais pessoas que passaram pelo local, “é essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas brasileiras possam melhorar”.