Política

Ex-servidor envolvido em polêmica sumiu com prontuários de pacientes de UBS em Arapiraca

Carlos Roberto deixou a gerência do posto de saúde e não devolveu requisição de exames de pacientes

Por 7 Segundos 25/09/2019 07h07
Ex-servidor envolvido em polêmica sumiu com prontuários de pacientes de UBS em Arapiraca
Sede da Prefeitura de Arapiraca - Foto: Assessoria

A exoneração, à pedido, de Carlos Roberto de Carvalho Rego, deixou vários pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Paineiras aflitos. Até esta terça-feira (24), ele não devolveu ao posto de saúde prontuários que estavam em sua posse, parte deles referentes a requisições de exames e de cirurgias, conforme denúncia recebida pelo 7Segundos.

"O posto já tem um novo gerente, mas muita gente que está esperando autorização para exames e para cirurgia agora não têm mais nenhuma previsão de quando irão conseguir. Tudo que o ex-gerente precisava fazer era devolver esses documentos", afirmou o denunciante, que pediu para não ter o nome divulgado.

Segundo ele, uma das atribuições do gerente administrativo de UBS é encaminhar requisições de exames de maior complexidade e de cirurgias para a autorização e marcação que é feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Mas depois de ter o nome envolvido em polêmica, há cerca de um mês, Carlos Roberto não apareceu mais na unidade e depois pediu exoneração do cargo.

No final de agosto, um áudio vazado de Moacir Neto, do filho do prefeito Rogério Teófilo expôs o nepotismo e o favorecimento pessoal dentro da prefeitura de Arapiraca. Moacir Neto é namorado da neta de Carlos Roberto e na mensagem, que viralizou nos grupos de WhatsApp, o filho do prefeito afirma que vai cumprir o acordo e reajustar o salário do então gerente da UBS de R$ 2.500 para R$ 3.500.

O áudio chegou a virar meme e só agora, após matéria veiculada no Blog Bastidores no 7Segundos, é que a prefeitura veio se posicionar sobre o caso. Por meio de nota, o município informou que Carlos Roberto não faz mais parte do quadro de comissionados da prefeitura e que ele teria pedido exoneração devido a "perseguição política desnecessária". Na mesma nota, o município alega ele não acumulou cargos na prefeitura de Arapiraca e na prefeitura de Maceió, onde atuou também como gerente administrativo de unidade de saúde. 

A reportagem, porém, provou com fotos dos demonstrativos da folha de pagamento referente ao mês de março das prefeituras de Arapira e de Maceió, que constam no Portal da Transparência de ambos os municípios, que Carlos Roberto recebeu como se tivesse cumprido expediente de 40 horas semanas tanto em uma cidade, como na outra.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca foi contactada sobre a denúncia do sumiço dos prontuários dos pacientes da UBS do Jardim das Paineiras, mas até o fechamento da matéria, não foi encaminhada resposta à reportagem.