Trânsito

Em Arapiraca, Mostra Cultural encerra Semana Nacional de Trânsito

Segunda edição do evento reuniu mais de duzentos participantes durante a manhã desta quarta-feira (25)

Por ASCOM DETRAN 25/09/2019 19h07
Em Arapiraca, Mostra Cultural encerra Semana Nacional de Trânsito
Em Arapiraca, Mostra Cultural encerra Semana Nacional de Trânsito - Foto: Lays Peixoto

Mais de 200 alunos da rede pública e privada, educadores, autoridades de trânsito e sociedade civil lotaram o Planetário Municipal, em Arapiraca, para prestigiar a II Mostra Cultural de Educação para o Trânsito. O evento ocorreu durante a manhã desta segunda-feira (25) e expôs produções culturais desenvolvidas no PSVM Escolas, projeto de expansão do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

Estiverem presentes no evento instituições de ensino dos municípios de Arapiraca, Taquarana, Traipu, São Sebastião e Craíbas. Entre os parceiros do Detran/AL para a realização da Mostra, estão: Prefeitura de Arapiraca, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca e 5º Gerência Regional de Ensino (5º Gere).

Mostra Cultural

A Mostra teve o propósito de apresentar ao público as melhores produções do ano das instituições parceiras do PSVM, e propor um debate lúdico sobre mobilidade e segurança no trânsito. O evento foi aberto com uma performance emocionante em alusão às mortes em decorrência dos acidentes e seguiu com outras apresentações, onde os estudantes e educadores compartilharam seus conhecimentos sobre legislação, história e evolução do trânsito, além de apresentações artísticas, como paródias, danças, peças de teatro, performances e apresentação de cordel.

O superintendente da SMTT Arapiraca, Ricardo Teófilo, representou o prefeito do município na abertura e ressaltou a importância da ação educativa. “Mais do que qualquer um, vocês das escolas junto com a SMTT e o Detran têm feito um trabalho que acima de tudo é preservar a vida. A experiência mostra que, às vezes com um pequeno ato, podemos salvar uma vida”, afirmou.

Na oportunidade, a servidora do Detran/AL e coordenadora do PSVM, Edira Soares, contou a história do Plano desde o início, em 2016, até os dias de hoje, destacando a expansão do projeto e a parceria com as escolas.

“É muito gratificante ver o conhecimento de trânsito sendo apropriado por quem dele precisa, os jovens, que hoje estão falando da realidade da violência no trânsito. Nós esperamos que esse conhecimento seja levado pra vida, dos alunos e da família, para que nós possamos ter cada vez menos pessoas afetadas por essa violência”, ressaltou.

O momento também foi marcado pela entrega de comendas em homenagem a educadores que lutam por um trânsito mais seguro em Alagoas. Na oportunidade, o coordenador da operação Lei Seca em Alagoas e presidente do Fórum Nacional das operações Lei Seca no Brasil, tenente Emanuel Costa, foi homenageado pelo trabalho desenvolvido. O chefe de educação para o trânsito da autarquia, Antonio Monteiro, também esteve presente no evento e parabenizou as escolas participantes e envolvidas no plano, destacando a importância do estímulo à educação para o trânsito desde cedo. 

PSVM

Desde que surgiu, há três anos, o Plano de Segurança Viária para Motociclistas tem alcançado resultados positivos na redução de acidentes de trânsito e consequente preservação de vidas em Alagoas. No comparativo de 2016 com 2018, houve uma queda de 8% no índice de entradas hospitalares por acidentes na Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, o que representa mais de mil vidas salvas nesse período.

Recentemente, o PSVM foi apresentado como um case de sucesso durante o painel “Planejamento integrado: uma alternativa eficaz para implantação de programas e projetos educativos de saúde e trânsito”, no XIII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego, em Brasília.

O plano do Detran de Alagoas se destacou por envolver múltiplas esferas sociais na luta por um único objetivo: salvar vidas no trânsito. Atualmente, conta com o PSVM  Zona Rural, PSVM  Escolas e PSVM  Municípios.