Política

Girau do Ponciano sedia evento de lançamento da rota da fruticultura no agreste alagoano

Durante o eventos foram entregues 29 forrageiras para produtores beneficiários do PNCF

Por Assessoria 24/09/2019 09h09
Girau do Ponciano sedia evento de lançamento da rota da fruticultura no agreste alagoano
Girau do Ponciano sedia evento de lançamento da rota da fruticultura no agreste alagoano - Foto: Assessoria

Na manhã do último sábado, 21, o município de Girau do Ponciano, no agreste alagoano, recebeu diversos secretários municipais de agricultura, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Carpil – Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios Ltda.

Além das autoridades visitantes, participaram do evento o Deputado Estadual Gilvan Barros Filho, o Prefeito David Barros, os vereadores girauenses, os secretários municipais e centenas de agricultores de Girau do Ponciano.

Foram apresentadas as ações do Polo da Fruticultura Alagoana, os potenciais e as perspectivas da fruticultura e a organização dos produtores rurais do polo regional que é composto pelos municípios de Arapiraca, Campo Grande, Feira Grande, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Lagoa da Canoa, Olho D’água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, São Sebastião e Traipu.

Durante o eventos foram entregues 29 forrageiras para produtores beneficiários do PNCF, 10.000 mudas de Umbu-Cajá e Pinha, 354 kits quintais produtivos, contendo mudas de hortaliças como alface, couve, maracujá, pimentão e quiabo, carro de mão, pá, enxada, botas entre outros itens, doados pela CARPIL em parceria com o Governo do Estado, via SUPIP/SEAGRI/EMATER e o Governo Federal via SAF/MAPA e da SDRU/MDR e com o apoio da equipe da Rota de Integração Nacional e Rota da Fruticultura.

Os agricultores presentes foram orientados a procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos para dá início ao processo de cadastro para mobilização social, capacitação e implementação do Programa de Cisternas, que irá construir 98 cisternas no município. O público do programa são famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais. Para participarem, as famílias devem necessariamente estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Tags: